segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

70 anos da Rádio Imembuí - A Pioneira


No dia 13 de fevereiro de 2012 a Rádio Imembuí de Santa Maria completa 70 anos. É considerada a Pioneira de Santa Maria. Abaixo um pouco da sua história tirada do site Wikpedia. Eu estou muito orgulhosa de fazer parte da história da rádio. Faz 5 anos que participo todas as terças-feiras no programa Espaço Aberto da Salete Barbosa no quadro: "Harmonização de Espaços". Andrea Leandro

Confira sua programa pelo rádio: 960Hz AM em Santa Maria/RS ou pelo site www.imembui.com.br


----------------------

Rádio Imembuí AM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Imembuí

Rádio Imembuí S/A
País de emissão Brasil
Frequência(s) 960 kHz AM
Sede Santa Maria, RS
Fundação 13 de fevereiro de 1942
Pertencente a Plínio Araújo
Idioma Língua portuguesa
Afiliações Rede Gaúcha SAT
Prefixo ZYK 291
Sítio oficial www.imembui.com.br

A Rádio Imembuí é uma estação de rádio brasileira com sede em Santa Maria, RS. Opera na frequência 960 kHz AM.

História

A radiofonia na cidade de Santa Maria, teve início na década de 1940, com a instalação da Rádio Imembuí que foi originária da antiga propaganda falada, uma série de alto-falantes instalada na primeira quadra da Rua Dr. Bozano, hoje o calçadão. A sede era no 1 andar do prédio situado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua do Acampamento, em frente à Praça Saldanha Marinho.

Suas primeiras atividades iniciaram por meio de um edital publicado no jornal A Razão, no dia 26 de janeiro de 1942. O referido edital convocava os acionistas para uma reunião às 20 horas do dia 13 de fevereiro do mesmo ano, nas dependências do Clube Caixeral Santamariense. Nesta reunião, os acionistas, ou seja, os subscritores de ações realizaram a Assembleia Geral de Constituiçãoo e elegeram a diretoria, que foi composta dos seguintes senhores: Dr. Oliva Leite (Diretor Superintendente), Dr. Carlos Brenner (Vice-presidente), advogado e fazendeiro e Gracileu Vaz da Silva.

Seus primeiros funcionrios foram: Edith Rau, Murias Bastos, Pacifico de Assis Berni, Jarbas Berguerestein, Mercedes Alencar, Petronius Cabral, Rodolfo Schwartz, Frederico Germano Kalue, conhecido como Fred Germano, Cezar Asteggiano de Ugalde, Quintino Prol e Ari Faraco (encarregado de vendas).

Da sede inicial a Imembuí mudou-se para o 1 andar do predio localizado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua Floriano Peixoto, dali para a Rua Dr. Bozano, na 1 quadra e depois para a Rua Venancio Aires, onde permaneceu até o início da primeira década deste século, quando mudou-se para suas instalações junto à antena, na saída para São Pedro do Sul.

O primeiro programa radiofônico De ouvinte para ouvinte era escrito por Mercedes de Alencar e apresentado por Frederico Germano Kalue (vulgarmente conhecido como Fred Germano). Este programa era patrocinado pela Casa Lang e Relojoaria Klotz. Outro programa era apresentado por Francisco do. O nome do programa era Olha a buzina.

A Radio Imembuí, a pioneira, teve atuaçao marcante na década de 1950 e 1960 com novelas radiofonicas, programas de auditorio, transmisso de festas, eventos esportivos e desfiles e muitos outros eventos, servindo ate o presente a comunidade santa-mariense e regiao. Entre os locutores dessa época está o jornalista Paulo Flores, que também atuou depois na TV Imembuí.

Hoje opera em AM e FM. Seu proprietário é o jornalista Claudio Zappe, que já foi proprietário da Rádio Guarathan AM.

É emissora integrante da Rede Gaúcha SAT.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Imembu%C3%AD_AM, em 06 Fev 2012




sábado, 4 de fevereiro de 2012

Chuva chegando!

Foto de Guilherme Escosteguy

Nossa cidade ficou com um ar assustador com a chegada da chuva.
Numa época de seca a chuva é muito bem vinda.
Ficamos com um cenário digno de filme.
Parabéns ao fotografo!

Mais surpreendentes fotos de Guilherme no site - http://gescosteguy.carbonmade.com/projects/2697889


Fonte: http://www.facebook.com/media/albums/?id=100000384231437

Carnaval 2012 em Santa Maria

Publicada em 18/01/2012 - Atualizado em 18/01/2012 17h55m

Prefeitura anuncia programação do Carnaval de Santa Maria 2012

No final da tarde desta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, anunciou o calendário oficial do Carnaval 2012. A cerimônia de lançamento será no dia 9 de fevereiro, no Largo da Gare, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Jaime Flores. Mas o carnaval nos bairros já começará no dia 1º de fevereiro, com as escolas de samba fazendo a festa pelos bairros da cidade até o dia 29 de fevereiro. O Carnaval de Rua movimenta a Avenida Liberdade a partir do dia 16 de março, com o concurso de blocos, e segue com os desfiles das escolas de samba nos dias 17 e 18.


Confira abaixo a programação completa do Carnaval de Bairros 2012


01/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Unidos do Itaimbé
02/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Vila Brasil
08/02 - Coquetel das Rainhas - na Escola de Samba Unidos do Itaimbé
09/02 - Lançamento Carnaval - no Largo da Gare
10/02 - Concurso Rainha do Carnaval de SM - no Largo da Gare
15/02 - Festival de Músicas Carnavalescas - no Largo da Gare
16/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Império da Zona Norte
17/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Unidos de Camobi
23/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Imperatriz Academia do Samba
29/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Trevo de Ouro
01/03 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Mocidade das Dores
02/03 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Barão do Itararé
16/03 - Abertura do Carnaval de Rua com concurso de blocos - na Avenida Liberdade
17/03 - Desfile das Escolas de Samba - na Avenida Liberdade
18/03 - Desfile das Campeãs - na Avenida Liberdade

Texto: Nathale C. Kraetzig

Foto: João Alves

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/3692-prefeitura-anuncia-programacao-do-carnaval-de-santa-maria-2012

Santa Maria - Cidade do Xis

Publicada em 26/05/2011 - Atualizado em 26/05/2011 18h48m

“Santa Maria Cidade do Xis”: ideia foi apresentada na tarde desta quinta (26) pelo prefeito Cezar Schirmer

Na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Prefeitura Municipal, aconteceu o ato de apresentação do decreto “Santa Maria Cidade do Xis” (Decreto 053 – Regulamenta o Comércio de Lanches Rápidos). A iniciativa visa a qualificação do serviço de lanches rápidos nas vias públicas da cidade, a regularização dos empreendedores do setor e a adequação geral dos serviços oferecidos à população. As tratativas vêm ocorrendo diretamente com a Secretaria de Município de Turismo e Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana. A Prefeitura trabalhará na parte da qualificação do serviço e os empreendedores irão arcar com os custos da remodelação dos equipamentos.

O trabalho de padronização do serviço se dará a partir da próxima semana com uma comissão de três representantes do Executivo e três empreendedores de lanches rápidos. A comissão irá trabalhar para colocar em vigor as ações previstas no decreto, beneficiando a população local. Entre as melhorias está previsto a unificação do horário de funcionamento, a localização e layout dos equipamentos nas vias públicas, cardápios trilingues e uniformes padronizados. Os atendentes receberão curso de capacitação de bem-receber ao visitante e aos empreendedores e colaboradores, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos com periodicidade.

Na ocasião, o prefeito Cezar Schirmer destacou que a construção desta ideia foi através de muitas mãos. “Nos dedicamos a organização da cidade. Esta padronização é uma manifestação de respeito, acolhimento e apoio a classe das pessoas que trabalham com lanches rápidos. Além disso, todos sentimos orgulho ao ouvirmos que em Santa Maria tem o melhor xis”, comentou o prefeito. Além de secretários de governo, o vereador Airton Airton Denardin acompanhou o ato.

Para o secretário adjunto da pasta de Turismo, Rogério Assis Brasil, a assinatura do decreto é mais uma ação que tem o objetivo de reorganização da atividade que presta serviço diário para a população santa-mariense. “Esta é uma iniciativa singular e aproveito para agradecer a todos os empresários q ue através do seu trabalho geram empregos”, salientou Assis Brasil.



O secretário de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno disse que a Administração Municipal tem uma nova visão de organização. “As determinações do prefeito nos encaminham a trabalhar por uma Santa Maria cada vez melhor para os contribuintes”, pontuou. Já o representante da classe, Fabricio Pereira, desabafa: “é um sonho que agora está se tornando realidade e agradeço de coração o prefeito Schirmer”.

Texto: Maria Luiza Guerra

Fotos: João Alves

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/turismo/noticias/1752-ldquosanta-maria-cidade-do-xisrdquo-ideia-foi-apresentada-na-tarde-desta-quinta-26-pelo-prefeito-cezar-schirmer, em 04 Fev 2012



A pedido de Antonio Augusto B. Neto publicamos o pedido de solução para a rua Cacequi (bairro Caturrita) em Santa Maria/RS.
---------

"Não é verdade o quem andam divulgando por aí, a rua Cacequi não está concluída, sou morador na mesma e afirmo o que digo, faz praticamente ( 04 ), quatro anos que não recebe manutenção, esta uma calamidade, a alguns dias atrás um vizinho meu sofreu derrapou
com à sua motocicleta, sofreu danos na moto e no seu corpo.
Fiz inúmeras denúncias até mesmo no rádio, no programa falando com o prefeito, pedindo ao chefe do poder executivo que tomasse às devidas providêcias más nada foi feito.Smiley triste Vejam as imagens postadas no yutube datada de 03.11.2011, é contra essas imagens não há argumentos."Smiley de boca aberta



Fonte: http://youtu.be/pltUoPX2nKg
atenciosamente

Antonio Augusto B.Neto

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Entrega de certificados para os soldados que participaram da pintura de casas na Vila Belga

Fonte da foto: http://turismosantamaria.blog.terra.com.br/

A prefeitura de Santa Maria, cumprindo mais uma etapa do
projeto “Tudo de Cor para Santa Maria”, realiza na próxima terça-feira
(31 Jan 2012), o ato *de entrega dos certificados aos 38 militares que contribuíram
na pintura das casas, por meio do Projeto Soldado Cidadão*. O colorido, que
mostra casas de cores azul, amarelo, vermelho e verde ficou por conta da
adesão da prefeitura ao projeto, em outubro de 2010, através de uma
parceria entre o Executivo Municipal e as empresas tintas Coral, Falk
Tintas e Atlas Pincéis e Ferramentas. Com isso, as empresas doaram as
tintas e todo o material necessário para a revitalização. A execução da
pintura ficou por conta do engajamento da própria comunidade e colaboração
do exército, que pintou 30 residências. Atualmente, segundo a secretaria de
cultura, cerca de 70 das casas já estão pintadas e o restante do serviço
deverá estar concluído até o final de fevereiro.
Data: 31 de janeiro (terça-feira)
Hora: 17h
Local: Rua Manoel Ribas, 1928 (Em frente à Associação dos Moradores)


*Instalação de novas luminárias anunciam reta final da obra de
revitalização da Vila Belga*

Projetada pelo engenheiro* *belga Gustave Vouthier, a Vila Belga,
localizada no Centro Histórico de Santa Maria, foi construida no período
de 1901 a* *1903 para servir de moradia aos funcionários da companhia belga
*"Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil"*, que vieram para o
Brasil construir as ferrovias. No total, o conjunto habitacional conta com
84 residências geminadas, que por muitos anos não receberam nenhuma
melhoria. No entanto, hoje, quem passa pelo local já pode ver um cenário
bem diferente: em meio a operários, surge o colorido das casas, a nova
pavimentação das ruas e das calçadas e a instalação de luminárias seguindo
o estilo da época.

Em abril de 2011 a Prefeitura Municipal de Santa Maria iniciou as obras de
revitalização da Vila Belga, que estão em ritmo acelerado. Segundo o fiscal
da obra, arquiteto Rafael Escobar de Oliveira, da Secretaria de
Infraestrutura e Serviços, 95% do serviço já está concluído. Enquanto
orienta o trabalho da equipe, o arquiteto relata as etapas que já foram
vencidas. Em relação às calçadas, inicialmente foi removida a pavimentação
antiga dos passeios públicos, realizada a execução da nova base e fixadas
novas pedras de arenito (grês). Na Rua Manoel Ribas, o passeio público foi
alargado de 1,5 metros para 3 metros. No total foram construídos 600 metros
quadrados de calçadas no novo padrão.

Já as ruas ganharam 1,2 mil metros quadrados de nova pavimentação. A
recuperação dos trechos foi realizada com paralepípedo irregular de
basalto. A Rua Doutor Wauthier, a que se encontrava em piores condições,
com muita poeira e buracos, foi toda pavimentada entre a Coronel Ernesto
Beck e a Rua Manoel Ribas. Na Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Rio Branco
e a Rua André Marques também recebeu a tubulação que, futuramente, irá
abrigar a rede subterrânea de energia elétrica. “Esta etapa, que ainda não
tem prazo para ser realizada, irá efetivar a limpeza visual do conjunto
habitacional”.

Seguindo o mesmo padrão da Avenida Rio Branco, que também está na reta
final de revitalização, nas principais vias da Vila Belga estão sendo
instalados cerca de 60 novos postes para iluminação pública. O próximo
passo é a instalação das luminárias. Além disto, na Rua Manoel Ribas, onde
estão as palmeiras, e em frente à Cooperativa dos Ferroviários, serão
instaladas luminárias direcionais.

Segundo o fiscal da obra ainda falta executar 5% da recuperação das
calçadas, nos trechos entre a Rua André Marques com a Ernesto Beck e na Rua
Manoel Ribas próximo à esquina da Doutor Wauthier. Por último, segundo
Oliveira, serão instalados os totens turísticos, que serão afixados no
início de cada rua, com informações históricas e orientação aos visitantes.

*Tudo de Cor para Santa Maria*

O colorido, que mostra casas de cores fortes, azul, amarelo, vermelho e
verde, ficou por conta da adesão da Prefeitura ao Projeto Tudo de Cor para
Santa Maria, em outubro de 2010, através de uma parceria entre o Executivo
municipal e as empresas Tintas Coral, Falk Tintas e Atlas Pincéis e
Ferramentas. Com isso, as empresas doaram as tintas e todo o material
necessário para a revitalização. A execução da pintura ficou por conta do
engajamento da própria comunidade e colaboração do Exército, através do
projeto Soldado Cidadão. Atualmente, cerca de 70 casas já estão pintadas e
as demais devem estar concluídas até o final de fevereiro.

Para o prefeito Cezar Schirmer a recuperação do centro histórico do
município reflete a importância dos investimentos realizados pelo Executivo
nas áreas de lazer da cidade. “Começamos com a revitalização da Avenida Rio
Branco, recuperando um importante espaço de convivência da cidade. A Vila
Belga está inserida dentro desse contexto, como outro importante espaço
histórico de Santa Maria que, pela primeira vez, recebe uma intervenção. Em
breve, a população terá estes dois espaços revitalizados, qualificando o
cenário do nosso centro histórico”, frisa.

O projeto de revitalização da Vila Belga foi desenvolvido pelo Escritório
da Cidade (EC). A obra, que deverá estar concluída em meados de março, é
realizada pela empresa FZ Construções, de Santa Maria, com repasse federal
do Ministério do Turismo de R$ 675 mil e contrapartida do município de R$
313.312,60.

População avalia a obra que está na reta final

O ferroviário aposentado, Valmir Francisco Tavares Borges, mora há
aproximadamente 20 anos na Vila Belga. Ele está satisfeito com as
melhorias, em especial com a pavimentação. “Na nossa rua (Professor
Wauthier) tinham retirado todo o calçamento e agora está toda pavimentada”.
O aposentado também comenta que já tem recebido visita de turistas e que
isto irá aumentar com a conclusão da obra. O engajamento da comunidade é
outro ponto que anima o morador. “Cada morador, hoje, está interessado em
melhorar a sua casa, isto é muito bom”, comemora Borges.

O ferroviário aposentado diz ainda que antes era uma decepção mostrar o
lugar para um turista. Ao lado da revitalização da Avenida Rio Branco, a
Vila Belga vai ser um ponto de muita atração aos visitantes. Seu Valmir diz
que os turistas que passarem pelo local no ônibus turístico terão outra
visão da vila.


Texto: Jorn. Vera Jacques


Vera Jacques
Jornalista Profissional Diplomada ( MTb- 5.972)
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Santa Maria
(55)91680868
(55)39217176
www.santamaria.rs.gov.br

Fonte: Recebido por e-mail da Salete B.