
Por que adotar uma árvore?
A idéia é deixar a cidade mais bonita, com árvores floríferas e sombra para refrescar o clima quente. Além de contribuir na luta contra o efeito estufa e o aquecimento global. Adotar uma árvore pública é um ato de cidadania, pois representa uma pequena contribuição, que com o tempo se transformará num grande benefício a todos os cidadãos.
O custo monetário da adoção por parte do adotante é inexpressivo e, também pode auxiliar na melhoria do nosso ambiente urbano:
- A água a ser dada a muda pode ser coletada do telhado da casa em algum recipiente apropriado, saindo assim de graça e ainda ajudando à evitar os alagamentos na cidade.
- O barbante a ser utilizado para atar a muda ao tutor pode ser reutilizado a partir de tecidos velhos existentes em casa, que podem ser cortados em tiras de aproximadamente cinco centímetros de largura.
- O tutor a ser substituído em caso de necessidade pode ser reaproveitado a partir de restos de madeira eventualmente existentes e que possuam as seguintes dimensões, aproximadamente: 2 metros de altura x 8 centímetros de espessura (ou diâmetro).
- O adubo orgânico a ser fornecido a muda pode ser feito em casa, através da compostagem dos resíduos orgânicos (cascas de frutas, restos de comida, folhas caídas, etc.) o que também ajudará na redução de lixo a ser levado aos aterros sanitários.
O principal ingrediente para o bom desenvolvimento de uma muda de árvore é o carinho e atenção, juntamente com a intenção de que ela cresça e forneça a sua sombra, suas flores e seus frutos a todos os cidadãos e também aos demais habitantes de nossa cidade: os pássaros e outros animais que usufruirão desta árvore.
Compromisso:
- Cooperar para a diversidade arbórea nativa no meio urbano na cidade de Santa Maria. Disponibilizar mudas de árvores nativas aos munícipes;
- Estimular a valorização do ambiente onde vivemos através da qualidade ambiental e qualidade de vida;
- Criar relações harmônicas entre os munícipes e a vegetação nativa.