O Encontro dos Cartunistas Gaúchos
Desde 2003 o Cartucho reúne em Santa Maria, a fina - ou grossa - nata do humor gráfico gaúcho. Tem como tradição misturar muito humor, com convívio para troca de experiênciar sobre a atividade sem deixar de lado o contato direto com o público leitor, constituindo-se em uma de suas importantes características.
Em um fim de semana, de sexta à noite até domingo à tarde, os profissionais de traços e troças, tratam de produzir pelo menos um trabalho, baseado num tema escolhido por sorteio no inicio do evento. Os objetivos do cartucho são simples: divulgar, valorizar e popularizar ainda mais essa importantíssima forma de arte e comunicação contemporânea - para não dizer eterna.
Inspirado do Festival da Barranca de São Borja, o Cartucho tem se tornado o mais importante encontro da categoria por esse pampa afora. No primeiro ano o tema foi Poder, no segundo Ar, no terceiro Pedaços, no quarto foi Erro e no quinto Memória.
Além do verdadeiro Reponte Temático, há atrações já tradicionais, como por exemplo, o Chimarrão com Nanquim, que reúne o povo no calçadão da cidade para compartilhar com os cartunistas momentos de charges, cartuns e caricaturas, tudo num clima muito espontâneo.
O símbolo do Encontro - o cartucho que vira lápis, traçando um sorriso - resume boa parte da profissão de humorista gráfico e de acontecimento em questão. O lápis é a arma do carunista, por isso deve ser usada com razão, emoção e crítica bem humorrada, em defesa dos interesses da coletividade - gaúcha e brasileira. No mínimo! |
Após o encontro, tudo o que foi produzido pelos cartunistas, desde os profissionais até os mais jovens e os amadores, percorre durante os meses seguintes, vários locais da cidade, oportunizando uma grande popularização dos trabalhos. Em breve o 6° Cartucho estará pela praça, não perca.
Mais informações:
Fonte: http://www.chilism.com.br/index.php?page=content&id=679
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por seu comentário!!!