sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Doação de Sangue

Por que doar Sangue?

Muitas pessoas não sabem que doar sangue é simples, rápido e não dói. Desconhecem que todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde.

Doação de sangue é vida gerando vida.

Todos os dias, infelizmente, acontecem acidentes. Pessoas sofrem cirurgias de urgência. Elas aguardam que pessoas façam um gesto de solidariedade e doem sangue para reabilitar a vida.

Não só os acidentados precisam de transfusões. Quem sofre queimaduras e os hemofílicos, por exemplo, também necessitam delas.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Inclusive a sua.

E lembre-se: os intervalos para doação são de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres.


DOAR SANGUE É COLABORAR NA PRESERVAÇÃO DA VIDA!!!


O que é preciso para doar

  • Estar em boas condições de saúde

  • Levar documento oficial de identidade com foto
  • Ter entre 18 e 65 anos 11 meses e 29 dias
  • Pesar 50 Kg ou mais
  • Não estar em jejum, mas com alimentação n

    ão gordurosa
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação

Impedimentos Temporários

  • Gripe ou febre

  • Gravidez
  • 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
  • Tatuagem ou acumpuntura nos últimos 12 meses
  • Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)

Impedimentos Definitivos

  • Doença de Chagas ou Malária

  • Hepatite após os 10 anos de idade
  • Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV
  • Uso de drogas injetáveis

Fonte: http://www.fepps.rs.gov.br/, em 07 Ago 09, às 19h

HEMORGS REGIONAL DE SANTA MARIA
Em Santa Maria: Alameda Santiao do Chile, 35 - bairro Nª Srª de Lourdes (55) 3221.5262


9 comentários:

  1. Olá , sou Maria Cândida eu trabalho de secretária no Banco de Sangue de Uruguaiana - BSMU eu queria entrar em contato com a Assistente Social do Banco de Sangue de Santa Maria , assim ter mais informações e ajuda pra conseguir a ter mais doações voluntárias divulgar mais a importância de ser um doador porque a demanda do Banco de Sangue de Uruguaiana e pessoas transfundidas é muito grande, há e eu estou ciursando o V semestre de Serviço Social e vai ser importante as futuras Assistente Socias trocar informações.
    Meu email para contato é maria.candida.martins@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Candida!

    Entrei em contato com o Hemocentro de Santa Maria e vou te passar por e-mail os detalhes.
    Caso alguém acesse esse comentário pode ligar para o Hemocentro de Santa Maria/RS (55) 3221.5262 ou mandar e-mail para hemorgssm@yahoo.com.br para tirar dúvidas.

    Sucesso no teu trabalho!

    Bjs!

    Andrea Leandro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho. Sou aluna do curso técnico em enfermagem do Colégio Fátima e estou fazendo, num trabalho em grupo, a divulgação da importância da doação de sangue. Ótima divulgação de vocês!

    Tuane Zeppenfeld.

    ResponderExcluir
  4. boa noite.
    parabens pelo trabalho.
    vou pedir um favor.
    ainda so dei sangue uma vez, e queria continuar a dar. sou de nogueira da regedoura, mas se souberem aqui na nossa freguesia das datas para doar sangue agradecia que me dissesem...
    o meu email é:

    tiaago.duarte@gmail.com

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. Oi Tiago!

    Não sei te informar da data. É necessário entrar em contato direto com o hemocentro.
    Em Santa Maria: Alameda Santiago do Chile, 35 - bairro Nª Srª de Lourdes (55) 3221.5262.

    Abraços e parabéns pela iniciativa!

    Andrea Leandro

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gostaria de comecar a doar sangue, mas como nao conheco ninguem aqui em santa Maria que doe e tb nao conheco mto bem a cidade poderiam me indicar qual seria o mlhor caminho?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana!

    Excelente iniciativa!
    Meu marido além de sangue também doa plaquetas no Hemocentro de Santa Maria. Eu não doo ainda pois amamento mas assim que parar também me tornarei doadora.

    Entra em contato com o Hemocentro que dirão as informações necessárias:
    Alameda Santiago do Chile, 35 - bairro Nª Srª de Lourdes (55) 3221.5262.

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  8. Olá, sou de Porto Alegre - RS. Eu tenho Toxoplasmose mas gostaria de saber se é possível doar sangue. Nunca soube se eu poderia doar e queria tirar essa dúvida. Uma pessoa de outro estado pode doar e fazer a transferência até a cidade? Obrigada! E meu coração está de luto pela tragédia que atingiu a cidade. Meus pêsames a todos que perderam alguém :/

    ResponderExcluir
  9. euq uero duar sangue... tenho 21 anos

    moro em JUIZ DE FORA.. so entra contato comigo..

    (032) 3211-5886

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!