terça-feira, 4 de agosto de 2009

Estação Ferroviária

SANTA MARIA-RS

Santa Maria antiga: Estação da Viação Férrea


O prédio da Viação Férrea de Santa Maria foi construído em 1885. Na década de 20, recebia gado. A foto mostra lotes de animais procedentes de diferentes fazendas gaúchas, aguardando para serem transportados para o local da Exposição Agropecuária-Industrial (no antigo Prado), inaugurada em 24 de maio de 1914, para os festejos do Centenário de Santa Maria.

O apogeu do transporte ferroviário no estado ocorreu entre 1910 e 1950. Nesse período, a maioria dos trens passava por Santa Maria. A cidade estava ligada à São Paulo desde 1984, pela ferrovia Santa Maria-Itararé, por onde grande parte da produção gaúcha era escoada.
(Fonte: Santa Maria - Memória, de Neida Morales)


Estação Ferroviária de SANTA MARIA - Da glória ao abandono

Em 1923, o prédio da Estação pegou fogo. Também nos anos 90 houve vários incêndios. Em 1996, foi desativado, passando a ser alvo de vandalismos. Nos últimos anos, acolhe um brique mensal e exposições artísticas e, por vezes, eventos culturais. Em 2007, o prédio foi finalmente restaurado pela Prefeitura Municipal.
Estação Ferroviária de Santa Maria-RS (atual)

Quem vê essa imagem da Estação de Trem de Santa Maria dificilmente consegue imaginar que a cidade se criou no embalo dos trens que passavam em direção à Argentina ou ao centro do país, desde 1885 e quase até o final do século 20. Depois de vários incêndios nos anos 90 e de atos de vandalismo, só restou parte da estrutura dos prédios. Parte da área passou a ser ocupada por uma invasão de sem-teto, boa parte deles justamente de ex-ferroviários.

Estação Ferroviária de Santa Maria (atual)


Mesmo com a estrutura danificada, alguns projetos passaram a ser realizados no local, na tentativa de revitalizar a área. Um deles é o Brique da Estação, que, um domingo por mês, promove feira de artesanato e gastronomia. Outra atividade é o Ateliê da Estação, formado por artistas plásticos que organizam exposições e eventos culturais.

Fonte: http://assisbrasil.org/joao/santamaria.htm, 04 Ago 09 às 15h57min.

Um comentário:

  1. queria informações sobre a extensão da malha ferroviária na cidade, e do trecho que liga zona norte (Salgado Filho)da cidade a zona sul (Camobi)

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!