segunda-feira, 18 de abril de 2011

VILA BELGA, VIDA MINHA!

Nossa cidade tem tantas histórias lindas como essa contada abaixo:

Fonte da foto: santamariafoto.blogspot.com

VILA BELGA, VIDA MINHA!

Que saudades da aurora da minha vida, da minha Vila Belga querida, quatro ruas; Dr. Wauthier, Ernesto Becker, Manoel Ribas e André Marques, 84 casas, tantas famílias. Nestas ruas, nasceram, moraram, nascem e moram anjos meninos e meninas em cada rua muitas alegrias, quantas lembranças, quanta saudade.

Rua Dr. Wauthier, era o final dos anos 20, em 1928, na casa em frente à associação nasce um anjo menina, minha saudosa mãe Janor. Associação dos Empregados da Viação férrea, grande clube muito confete, muita serpentina, muitas rainhas e a sempre rainha e miss Wanda Portalet com charme e beleza comandava o espetáculo.

Rua Ernesto Becker, em 1927 nasceu meu inesquecível pai Armando Nunes Alves o Armandinho, era 1954 quando cheguei a Ernesto Becker lá já estava minha irmã Helenita depois vieram Sérgio e Maria Luiza e nós meninos e meninas, meus primos Emilio, Ana Luiza, M Cristina e André Luiz mais Alonso. Vilma, Carmen, Silvia e Jefferson Bodini da Rosa, nascidos na Manoel Ribas e na Rua André Marques mais os amigos, Fernando Beltrame, Luiz Carlos (melinho), Cacaio, Iran, a Tânia, Gilca (Quinha), Martinha, Beatriz, Beto e Flávio Galhardo, Lucinha Ramos, a Rose e a Rejane Mafiolleti o Reni Wolff, O Cláudio e a Fátima Lima, a Ângela e os irmãos Abelim, Evinha, Orlando, Adão Acosta, Duda, Carlinhos Sá

Oto e T ânia, Cezar Guterres, Augusto, Berenice o Tonico e tantos outros passamos nossa infância no burburinho da Alfaiataria com o vai e vem das costureiras e alfaiates o ruído constante das maquinas de costura era música, os carretéis de linha de todos os tamanhos e cores, como se fossem diversos arcos íris, lúdicos e inesquecíveis momentos! Ainda na Dr. Wauthier o SAMDU (Atendimento médico domiciliar de Urgência) que fazia parte de um complexo de saúde existente naquela região composto, pela farmácia da cooperativa, posto de saúde ambos no final da André Marques e Manoel Ribas completados pelo atendimento de especialidades médicas Pediatria e ginecologia na rua sete de setembro em um prédio ainda hoje existente bem ao lado da passagem dos trilhos.

Rua Manoel Ribas. A Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea (COOPFER), a maior da América Latina, secos e molhados num grande supermercado com gêneros alimentícios de toda natureza, muito Bacalhau! Móveis, roupa, sapatos, tinha de tudo para a família ferroviária, ainda na M. Ribas um túnel que ligava a vila a gare da estação, neste túnel a pequena padaria, logo em 1961 substituída na inauguração da grande padaria no prédio de dois pisos ainda hoje existente, ah! O pão francês, suíço tinha até o pão cabrito e o biscoito guarda-freio, quantas guloseimas e que festa de inauguração maravilhosa.

Ernesto Becker; o campinho na frente da lateral do Maneco quantas aventuras, de lá se visualizava o movimento dos trens e os morros da pedreira do Link e o monumento dos ferroviários, lá jogávamos muita bolita e muito futebol. No final da rua a fábrica de café saboroso de inigualável e inesquecível, sabor, tinha também ao lado a fábrica de sabão e o açougue na esquina com todos os tipos de carnes que eram compradas s e levadas para casa e m pratos ou no gancho especifico para isto. Por fim,

Rua André marques: No inicio dela, junto ao final da M. Ribas a lenheira, comercializava também querosene, e benzina, grande movimento de Carroças e carroceiros por vezes agressivos com os cavalos; eram severamente repreendidos por nós meninos que franzinos, mas defensores dos animas, usando bodoques com bolinhas de cinamomo de alguma forma evitávamos os maus tratos, logo na outra quadra o Grupo Escolar João Belém formador de tantos homens e mulheres com marcante vida pública, Obrigado dep. Paulo Pimenta, obrigado Escritório da cidade Parabéns Prefeito Cezar Schirmer por devolver a alegria e a dignidade da aurora das nossas vidas!

Moacir da Rosa Alves,

Cirurgião-dentista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!