segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

70 anos da Rádio Imembuí - A Pioneira


No dia 13 de fevereiro de 2012 a Rádio Imembuí de Santa Maria completa 70 anos. É considerada a Pioneira de Santa Maria. Abaixo um pouco da sua história tirada do site Wikpedia. Eu estou muito orgulhosa de fazer parte da história da rádio. Faz 5 anos que participo todas as terças-feiras no programa Espaço Aberto da Salete Barbosa no quadro: "Harmonização de Espaços". Andrea Leandro

Confira sua programa pelo rádio: 960Hz AM em Santa Maria/RS ou pelo site www.imembui.com.br


----------------------

Rádio Imembuí AM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Imembuí

Rádio Imembuí S/A
País de emissão Brasil
Frequência(s) 960 kHz AM
Sede Santa Maria, RS
Fundação 13 de fevereiro de 1942
Pertencente a Plínio Araújo
Idioma Língua portuguesa
Afiliações Rede Gaúcha SAT
Prefixo ZYK 291
Sítio oficial www.imembui.com.br

A Rádio Imembuí é uma estação de rádio brasileira com sede em Santa Maria, RS. Opera na frequência 960 kHz AM.

História

A radiofonia na cidade de Santa Maria, teve início na década de 1940, com a instalação da Rádio Imembuí que foi originária da antiga propaganda falada, uma série de alto-falantes instalada na primeira quadra da Rua Dr. Bozano, hoje o calçadão. A sede era no 1 andar do prédio situado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua do Acampamento, em frente à Praça Saldanha Marinho.

Suas primeiras atividades iniciaram por meio de um edital publicado no jornal A Razão, no dia 26 de janeiro de 1942. O referido edital convocava os acionistas para uma reunião às 20 horas do dia 13 de fevereiro do mesmo ano, nas dependências do Clube Caixeral Santamariense. Nesta reunião, os acionistas, ou seja, os subscritores de ações realizaram a Assembleia Geral de Constituiçãoo e elegeram a diretoria, que foi composta dos seguintes senhores: Dr. Oliva Leite (Diretor Superintendente), Dr. Carlos Brenner (Vice-presidente), advogado e fazendeiro e Gracileu Vaz da Silva.

Seus primeiros funcionrios foram: Edith Rau, Murias Bastos, Pacifico de Assis Berni, Jarbas Berguerestein, Mercedes Alencar, Petronius Cabral, Rodolfo Schwartz, Frederico Germano Kalue, conhecido como Fred Germano, Cezar Asteggiano de Ugalde, Quintino Prol e Ari Faraco (encarregado de vendas).

Da sede inicial a Imembuí mudou-se para o 1 andar do predio localizado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua Floriano Peixoto, dali para a Rua Dr. Bozano, na 1 quadra e depois para a Rua Venancio Aires, onde permaneceu até o início da primeira década deste século, quando mudou-se para suas instalações junto à antena, na saída para São Pedro do Sul.

O primeiro programa radiofônico De ouvinte para ouvinte era escrito por Mercedes de Alencar e apresentado por Frederico Germano Kalue (vulgarmente conhecido como Fred Germano). Este programa era patrocinado pela Casa Lang e Relojoaria Klotz. Outro programa era apresentado por Francisco do. O nome do programa era Olha a buzina.

A Radio Imembuí, a pioneira, teve atuaçao marcante na década de 1950 e 1960 com novelas radiofonicas, programas de auditorio, transmisso de festas, eventos esportivos e desfiles e muitos outros eventos, servindo ate o presente a comunidade santa-mariense e regiao. Entre os locutores dessa época está o jornalista Paulo Flores, que também atuou depois na TV Imembuí.

Hoje opera em AM e FM. Seu proprietário é o jornalista Claudio Zappe, que já foi proprietário da Rádio Guarathan AM.

É emissora integrante da Rede Gaúcha SAT.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Imembu%C3%AD_AM, em 06 Fev 2012




4 comentários:

  1. A Rádio Imembuy é coisa nossa, e nosso orgulho, rádio da maior qualidade. Já participei de alguns programas dando informações a respeito da Escola para Adultos da FAMES.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria da ajuda de vocês para divulgar uma pesquisa sobre o consumo de esmaltes na cidade de Santa Maria-RS.
    O link para o questionário é:
    http://www.surveymonkey.com/s/V772XQY

    Obrigada! Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia!

    Parabéns para você que também faz parte da história da nossa querida Rádio Imembuí!

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Olá Lihka!

    Manda mais informações para a gente poder publicar uma postagem sobre a tua pesquisa.

    Sucesso no empreendimento!

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!