quarta-feira, 23 de maio de 2012

Exposição: História de Santa Maria em detalhes

 Theatro Treze de Maio, em primeiro plano, faz parte do conjunto de pequenas obras sobre patrimônio histórico da cidade
 

Vila Belga é um dos destaques da mostra
 
 
23/05/2012 | N° 3149 - Jornal Diário de Santa Maria

EXPOSIÇÃO

História de Santa Maria em detalhes

Exposição de maquetes, de José Adair Fumagalli, reproduz arquitetura de prédios históricos da cidade

Para quem vê, é como se a cidade de Santa Maria fosse de brinquedo. Basta ficar em pé e olhar um pouco para baixo. Facilmente, pode-se ver, por exemplo, a Vila Belga, a Catedral Metropolitana e o Clube Caixeiral, todos retratados de forma tão fiel como se fossem fotografias. A exposição de maquetes Mini Cidade, do técnico em Desenho Arquitetônico e Desenho Mecânico José Adair Fumagalli, está dentro da programação do aniversário de 154 anos de Santa Maria, e pode ser vista no Salão Nobre do Edifício João Machado Soares (SUCV).

As maquetes foram feitas com madeira, papelão e plástico. A ideia da criação surgiu há oito anos. Inicialmente, Fumagalli conta que gostaria de ter homenageado a cidade em forma de traços.

–Eu iria apenas desenhar, mas para mim a maquete tem mais vida do que um desenho – conta.

Segundo o santa-mariense, que cria maquetes como um hobbye, os materiais feitos por ele estavam guardados em sua casa. Com o incentivo de amigos, começou a divulgar o trabalho. É a segunda vez que as suas miniaturas compõem uma exposição.

Peças – A mostra contém 11 peças de prédios históricos do centro de Santa Maria, retratados em uma cena urbana dos anos 60, com pitadas da arquitetura atual. O trabalho é minucioso e detalhista. A criação de peças, como o do Clube Caixeiral, levou cerca de 10 meses para ser concluída.

– Desde criança, sempre gostei de construir e criar brinquedos com madeira. Sempre achei bonita a arquitetura da cidade. As fachadas dos prédios são obras de arte – comenta Fumagalli.


LICIANE BRUN | ESPECIAL
 
EM RESUMO
- O quê: ‘Mini Cidade’, de José Adair Fumagalli
- Quando: até o próximo dia 31, das 9h às 20h
- Onde: Salão Nobre do Edifício João Machado Soares (SUCV), na Rua Venâncio Aires, esquina com a Av. Rio Branco.
- Quanto: entrada gratuita  


Imagem: http://www.clicrbs.com.br/pdf/13482627.pdf

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1300,3766522,19652, em 23 Mai 2012
Fonte das imagens:  http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/4482-opera-e-exposicao-de-maquetes-de-predios-historicos-na-programacao-cultural-dos-154-anos-de-sm


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!