segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Adote uma árvore


Por que adotar uma árvore?

A idéia é deixar a cidade mais bonita, com árvores floríferas e sombra para refrescar o clima quente. Além de contribuir na luta contra o efeito estufa e o aquecimento global. Adotar uma árvore pública é um ato de cidadania, pois representa uma pequena contribuição, que com o tempo se transformará num grande benefício a todos os cidadãos.

O custo monetário da adoção por parte do adotante é inexpressivo e, também pode auxiliar na melhoria do nosso ambiente urbano:

  • A água a ser dada a muda pode ser coletada do telhado da casa em algum recipiente apropriado, saindo assim de graça e ainda ajudando à evitar os alagamentos na cidade.
  • O barbante a ser utilizado para atar a muda ao tutor pode ser reutilizado a partir de tecidos velhos existentes em casa, que podem ser cortados em tiras de aproximadamente cinco centímetros de largura.
  • O tutor a ser substituído em caso de necessidade pode ser reaproveitado a partir de restos de madeira eventualmente existentes e que possuam as seguintes dimensões, aproximadamente: 2 metros de altura x 8 centímetros de espessura (ou diâmetro).
  • O adubo orgânico a ser fornecido a muda pode ser feito em casa, através da compostagem dos resíduos orgânicos (cascas de frutas, restos de comida, folhas caídas, etc.) o que também ajudará na redução de lixo a ser levado aos aterros sanitários.

O principal ingrediente para o bom desenvolvimento de uma muda de árvore é o carinho e atenção, juntamente com a intenção de que ela cresça e forneça a sua sombra, suas flores e seus frutos a todos os cidadãos e também aos demais habitantes de nossa cidade: os pássaros e outros animais que usufruirão desta árvore.

Compromisso:
  1. Cooperar para a diversidade arbórea nativa no meio urbano na cidade de Santa Maria. Disponibilizar mudas de árvores nativas aos munícipes;
  2. Estimular a valorização do ambiente onde vivemos através da qualidade ambiental e qualidade de vida;
  3. Criar relações harmônicas entre os munícipes e a vegetação nativa.
Dedicatória
Se você quiser dedicar a adoção a alguém, esposa (o), filho (a)...
Documentos



Fonte e mais informações: http://www.santamaria.rs.gov.br/ambiental/index.php?secao=noticia_adote, em 10 Jan 2011

2 comentários:

Obrigada por seu comentário!!!