segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Bertolini - Eleito Presidente do MTG




10/01/2011 | N° 2708 - Jornal Diário de Santa Maria

TRADICIONALISMO

Comandante da tradição

Erival Bertolini, atuante em Santa Maria e região, é o novo presidente do MTG

Há exatamente um ano, em janeiro passado, o tradicionalista Erival Bertolini, hoje com 62 anos, emocionava-se no discurso de despedida do cargo de coordenador da 13ª Região Tradicionalista (RT):

– É um dia triste para mim. Mas a emoção é de felicidade. Durante esse tempo, eu sempre dei prioridade ao movimento. Cheguei a mandar representante em um casamento em que era testemunha porque tinha compromisso com o tradicionalismo – disse, na época, sem conter as lágrimas durante a cerimônia.

Um ano depois, a tristeza por deixar o comando da 13ª RT tem motivos de sobra para ficar no passado. Na madrugada de ontem, o tradicionalista mais que atuante em Santa Maria e região foi eleito o novo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) durante o 58º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em Nova Petrópolis. Quase 2,5 mil pessoas acompanharam os bastidores da votação.

Os tradicionalistas precisaram ter paciência para votar e acompanhar o resultado. A eleição durou mais de seis horas – entre a noite de sábado e a madrugada de ontem. O pleito acirrado se confirmou durante a apuração dos votos (desde 2005, não havia duas chapas concorrentes para a presidência).

Dos 734 eleitores, a chapa Sempre MTG, encabeçada por Bertolini, foi escolhida por 382 eleitores e venceu por 30 votos de diferença. Já a Chapa União pela Tradição, de Flávio Belmonte, recebeu 352 votos.

O resultado mostra que os eleitores deram a preferência para uma presidência comprometida à risca com as tradições gaúchas, preocupada com a simplificação dos processos.

– Há muita burocracia que torna os encontros cansativos. As pessoas gostam da tradição, de estar pilchadas. O que temos a fazer é dar conforto, agilizar processos para que não fiquem horas em filas para se credenciar em eventos. Os encontros devem ser prazerosos, para que haja a integração – entende o novo presidente.

Orgulho – Envolvido com o movimento desde 1968, Bertolini orgulha-se de ter mais de 13 mil quilômetros percorridos em cavalgadas, de ter coordenado a 13ª Região Tradicionalista por 12 mandatos (de 1992 a 1997 e de 2003 até 2010), de organizar as semanas farroupilhas e de ser um exímio preparador de pratos da culinária gaúcha. Conservador, assume o MTG no ano em que o tema Nossas Raízes é o condutor dos festejos farroupilhas, pretendendo também se aproximar dos governos para levar às escolas a tradição.

Conforme o atual coordenador da 13ª RT, João Carlos de Lima, Bertolini passará esta semana em Porto Alegre, para onde deve se mudar em breve. Ontem, depois da posse em Nova Petrópolis, o novo presidente do MTG já viajou direto para a Capital.

– Ele ficou muito honrado. O trabalho que fez, a organização que implantou na 13ª e a experiência contribuíram para a vitória – disse Lima.

Bertolini ficará no MTG um ano e pode concorrer à reeleição.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,3170178,16265

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!