sábado, 24 de setembro de 2011

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DA BIBLIOTECA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE

O FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias. É uma realização da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide em parceria com a Secretaria de Município da Cultura, instituições da Prefeitura Municipal de Santa Maria.Integrando a comemoração do Aniversário da Biblioteca Pública (12/08/1938)

OBJETIVOS: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.

Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.

APRESENTAÇÃO

O Festival de Contadores de Histórias reúne pessoas que se dediquem à arte de contar histórias de forma primordial, tanto para crianças quanto para adultos. Como primordial nos referimos à maneira como os antigos contadores contavam suas histórias: “recheando-a de encenação, que deixava toda a assembléia atenta e sorridente”.

JUSTIFICATIVA

A Literatura Infantil e Juvenil tem recebido grande destaque nos últimos anos no mercado editorial brasileiro. Junto com projetos de incentivo à leitura em escolas públicas e privadas tem gerado uma necessidade de pessoas que trabalhem também a contação de histórias. Geralmente, esses contadores surgem nas escolas: é um professor de Língua Portuguesa, um professor de séries iniciais com formação em Pedagogia, ou a pessoa responsável pela biblioteca da escola, que nem sempre tem a formação ideal em Biblioteconomia. Com tanta oferta altamente qualificada de livros, surgiu a necessidade de os professores buscarem uma capacitação para a arte de contar histórias. O Festival de Contadores de Histórias busca levar ao público em geral difundir essa arte ainda pouco conhecida e de grande importância cultural para nosso país.

OBJETIVOS

Gerais

Promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre professores, alunos, contadores, e realizadores e para o enriquecimento cultural do nosso país.

Específicos

Incentivar a utilização de métodos primordiais de contar histórias infantis e juvenis;

Apresentar as técnicas dos contadores de histórias a um público composto por leitores em formação e desenvolvimento;

Estimular a prática de leitura através da escolha de uma história editada em livro;

Pela contação de histórias, aumentar a visão de mundo do espectador-leitor;

PERÍODO:

O Festival acontecerá nos dias 10,11( oficinas) e 13,14 de outubro de 2011 o Festival de Histórias infantis, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.

Haverá Atividades como: Oficinas, contação de histórias para as crianças; Encontro dos Contadores de historias;presença de autores infantis:exposição e venda de livros da(s) livrarias (s) apoiadoras do evento.

DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS

As inscrições são gratuitas, estão abertas a qualquer contador da cidade e da região e acontecerão de 12 de setembro a 5 de outubro de 2011.

Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar para o email bpmhbsm@yahhoo.com.br)

As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas por ordem de preferência.

Na inscrição devem constar o titulo da historia e nome do autor.

Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.

DA SELEÇÃO

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.

Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).

A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 7 e 8 de outubro e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, e poderão assistir as apresentações dos colegas.

DAS APRESENTAÇÕES

Serão 4 apresentações pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.

SOBRE O PÚBLICO DO FESTIVAL

O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados.

Haverá agendamento para grupos de escolas para assistir a contação de história

Oficinas de Técnica de Contação de História - valor de R$ 30,00 –poderá ser pago na Biblioteca Pública para Associação dos Amigos da Biblioteca. A Oficina será Ministrada pelo Professor e Contador de História – PAULO BOCCA – limite de 30 vagas

Aceitamos doações de livros infantis

DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 10 de outubro

Oficinas de técnicas de contação de histórias - 9h às 12h - 14h às 17h na Biblioteca Pública

- Histórico sobre os contadores de histórias e literatura infantil com utilização de data-show.

- Expressividade vocal para contar histórias a partir de leitura de textos e de poemas;

- Expressividade corporal e gestual;

- Utilização de acessórios: maracás, kiriris, pandeiros, e outros.

Dia 11 de outubro

Contação de Histórias com Paulo Bocca – para os participantes das oficinas - 9h às 12h e 14h às 17h ;~;

Dias 13 e 14 de outubro – Festival de Contação de Histórias Infantis – com os contadores inscritos no Festival - 9h às 12h – 14h às 17h agendamento

INFORMAÇÕES

Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide

Av Presidente Vargas 1300 – Santa Maria – RS

CEP:97030511 - Fone:55)32181396 –bpmhbsm@yahoo.com.br


Fonte: recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!!!