segunda-feira, 26 de setembro de 2011

2º Humanizar Sul



Prezados companheiros de ideal espírita.

É com prazer que vimos convidá-los a participar do nosso 2º HUMANIZAR SUL que, nos dias 01 e 02 de outubro, acontecerá aqui em Santa Maria - RS, no Auditório da Brigada Militar.

Humanizar - Encontro de Espiritismo e humanização foi uma semente plantada por Euripedes Barsanulfo através da mediunidade em meados de 2006.

O objetivo geral do evento é sensibilizar e criar um espaço de debate para grupos mais amplos, acerca da proposta "Atitude de Amor", idéia difundida por Bezerra de Menezes.

No cerne da proposta "Atitude de Amor" está a humanização das relações entre nós na comunidade espírita cujo foco é uma convivência fraterna na qual nossas diferenças nos unam, ao invés de nos separar.
Teremos conosco a presença dos palestrantes Wanderley Soares de Oliveira, residente em Minas Gerais; Bianca Molica, psicóloga junguiana, personal coach e empresária no segmento de educação emocional, São Paulo; José Carlos Jotz, Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Homeopatia pelo CEPAH – SP, Porto Alegre; o Tema: A arte de bem dizer para humanizar, "A força plasmadora da fala é sem dúvida recurso e instrumento para nossa evolução".

Trata-se de tema importante para todos nós e, por isso, pedimos a participação e contribuição de representantes de todas casas espíritas e simpatizantes da Doutrina Espírita.. A atividade está prevista para acontecer de 8h às 19h, no sábado e de 8h às 12h no domingo. As inscrições podem ser feitas na Sociedade Espírita Sol da Esperança, Rua Barão do Triunfo, 118, esquina Aristides Lobo, informações tel. 3026.2729, 3026.6203, 9615.6470 ou 9166.8682; valor da inscrição, R$20,00
No mais, agradecemos sua atenção, desejando-lhes paz e realizações, e aguardando a sua presença entre nós.
Fraternalmente,
Equipe organizadora
.


SÁBADO
8:00h Abertura
8:30h Prece
8:45h Confessai-vos uns aos outros: o bem dizer e o maldizer nas relaçõesWanderley Oliveira;
10:00h - Café
10:30h Oficina de diálogo:preparação para o HUMANIZAR-TE
11:00h Maledicência: reciclando os padrões emocionais que nos levam a maldizer as pessoas e a vida Bianca Ganuza;
12:15h Intervalo Almoço
14:00h Aquietando o diálogo mental: meditação, respiração e relaxamento para armonizar o espíritoJosé Carlos Pereira Jotz;
16:00h - Café
16:30h Oficina de diálogo: preparação para o HUMANIZAR-TE
17:00h Escutando os sentimentos: da abundância do coração fala a boca Wanderley de Oliveira;
19:00h Prece final
DOMINGO
8:30h Prece
8:45h Oficina de diálogo: preparação para o HUMANIZAR-TE;
9:00h MESA REDONDA para diálogo com todos os expositores;
10:15h - Café
10:45h Mesa redonda para diálogo com todos os expositores;
12:00h Palavras finais...Encerramento, despedida

Oi pessoal! Estamos mandando o cartaz do nosso evento, pedimos ajuda na divulgação e queremos lembrar a todos que as vagas são limitadas, não vamos deixar para a última hora!
www.humanizarsul.worpress.com
Obrigada, um abraço da Equipe organizadora

Fonte: recebido por e-mail da Sedi

sábado, 24 de setembro de 2011

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DA BIBLIOTECA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE

O FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias. É uma realização da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide em parceria com a Secretaria de Município da Cultura, instituições da Prefeitura Municipal de Santa Maria.Integrando a comemoração do Aniversário da Biblioteca Pública (12/08/1938)

OBJETIVOS: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.

Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.

APRESENTAÇÃO

O Festival de Contadores de Histórias reúne pessoas que se dediquem à arte de contar histórias de forma primordial, tanto para crianças quanto para adultos. Como primordial nos referimos à maneira como os antigos contadores contavam suas histórias: “recheando-a de encenação, que deixava toda a assembléia atenta e sorridente”.

JUSTIFICATIVA

A Literatura Infantil e Juvenil tem recebido grande destaque nos últimos anos no mercado editorial brasileiro. Junto com projetos de incentivo à leitura em escolas públicas e privadas tem gerado uma necessidade de pessoas que trabalhem também a contação de histórias. Geralmente, esses contadores surgem nas escolas: é um professor de Língua Portuguesa, um professor de séries iniciais com formação em Pedagogia, ou a pessoa responsável pela biblioteca da escola, que nem sempre tem a formação ideal em Biblioteconomia. Com tanta oferta altamente qualificada de livros, surgiu a necessidade de os professores buscarem uma capacitação para a arte de contar histórias. O Festival de Contadores de Histórias busca levar ao público em geral difundir essa arte ainda pouco conhecida e de grande importância cultural para nosso país.

OBJETIVOS

Gerais

Promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre professores, alunos, contadores, e realizadores e para o enriquecimento cultural do nosso país.

Específicos

Incentivar a utilização de métodos primordiais de contar histórias infantis e juvenis;

Apresentar as técnicas dos contadores de histórias a um público composto por leitores em formação e desenvolvimento;

Estimular a prática de leitura através da escolha de uma história editada em livro;

Pela contação de histórias, aumentar a visão de mundo do espectador-leitor;

PERÍODO:

O Festival acontecerá nos dias 10,11( oficinas) e 13,14 de outubro de 2011 o Festival de Histórias infantis, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.

Haverá Atividades como: Oficinas, contação de histórias para as crianças; Encontro dos Contadores de historias;presença de autores infantis:exposição e venda de livros da(s) livrarias (s) apoiadoras do evento.

DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS

As inscrições são gratuitas, estão abertas a qualquer contador da cidade e da região e acontecerão de 12 de setembro a 5 de outubro de 2011.

Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar para o email bpmhbsm@yahhoo.com.br)

As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas por ordem de preferência.

Na inscrição devem constar o titulo da historia e nome do autor.

Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.

DA SELEÇÃO

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.

Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).

A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 7 e 8 de outubro e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, e poderão assistir as apresentações dos colegas.

DAS APRESENTAÇÕES

Serão 4 apresentações pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.

SOBRE O PÚBLICO DO FESTIVAL

O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados.

Haverá agendamento para grupos de escolas para assistir a contação de história

Oficinas de Técnica de Contação de História - valor de R$ 30,00 –poderá ser pago na Biblioteca Pública para Associação dos Amigos da Biblioteca. A Oficina será Ministrada pelo Professor e Contador de História – PAULO BOCCA – limite de 30 vagas

Aceitamos doações de livros infantis

DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 10 de outubro

Oficinas de técnicas de contação de histórias - 9h às 12h - 14h às 17h na Biblioteca Pública

- Histórico sobre os contadores de histórias e literatura infantil com utilização de data-show.

- Expressividade vocal para contar histórias a partir de leitura de textos e de poemas;

- Expressividade corporal e gestual;

- Utilização de acessórios: maracás, kiriris, pandeiros, e outros.

Dia 11 de outubro

Contação de Histórias com Paulo Bocca – para os participantes das oficinas - 9h às 12h e 14h às 17h ;~;

Dias 13 e 14 de outubro – Festival de Contação de Histórias Infantis – com os contadores inscritos no Festival - 9h às 12h – 14h às 17h agendamento

INFORMAÇÕES

Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide

Av Presidente Vargas 1300 – Santa Maria – RS

CEP:97030511 - Fone:55)32181396 –bpmhbsm@yahoo.com.br


Fonte: recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca


I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL

ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS

I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL

IGNEZ SOFIA VARGAS

PROMOÇÃO:

ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS

PATROCÍNIO:

FUNDAÇÃO ENY – SANTA MARIA

EDITORA DA UFSM

TRANSPORTES SALGADO FILHO LTDA. — S.MARIA

LILICA & TIGOR — CALÇADÃO — SANTA MARIA

LIVRARIA NOBEL – SANTA MARIA

APOIO: SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA CULTURA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO

1 – OBJETIVOS:

GERAL

Contribuir para valorizar a arte literária e sua respectiva leitura, incentivando a criação de obras no gênero da Literatura infantil.

ESPECÍFICOS

Revelar novos autores da Cidade Cultura, estimulando sua produção também para a infância. -Promover o enriquecimento do acervo bibliográfico de interesse das crianças.

-Fortalecer o gosto e o conhecimento da Língua Portuguesa, paralelamente ao ato da criação artístico-literária. -Demonstrar importância e a necessidade da leitura para a qualidade, a correção e a inspiração no exercício da escrita.

2 – INSCRIÇÕES:

- Poderão inscrever-se, no I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL IGNEZ SOFIA VARGAS, brasileiros natos ou naturalizados, residentes em Santa Maria, com idade mínima de 18 anos, que não possuam obra publicada infantil de sua exclusiva autoria. Integrantes da ASL e seus parentes em primeiro e segundo graus não poderão participar.

-Os textos a serem inscritos, em forma de prosa ou verso, com extensão mínima de 45 linhas e máxima de 60 linhas, deverão dirigir-se para crianças na faixa dos 6 (seis ) aos 10 (dez) anos.

- Cada participante poderá concorrer com até dois textos.

- O participante deverá encaminhar 5 (cinco) cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação: Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo. As páginas deverão ser numeradas e impressas em papel A4, grampeadas ou encadernadas.

- Os originais deverão ser inéditos, escritos em Língua Portuguesa e não ilustrados. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletânea, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero.

- A identificação dos originais deverá ser feita por meio de pseudônimo, e todas as cópias deverão ser identificadas somente pelo pseudônimo. Paralelamente, em envelope lacrado e identificado externamente com o pseudônimo, o participante deverá apresentar seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF e profissão), com sua assinatura e data.

- As inscrições estarão abertas no período de 19 de setembro a 14 de outubro de 2011, devendo os originais ser entregues ou endereçados à Diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – Av. Presidente Vargas, 1300; 97015-510 - Santa Maria – RS. Telefone: 3218-1396). Será considerada a data de postagem no Correio até 14/10/11 para o recebimento das inscrições.

3. COMISSÃO JULGADORA

- A Comissão Julgadora, composta por 5 (cinco) membros indicados pela Diretoria da ASL, com aprovação pelas entidades de apoio e patrocínio, será formada por escritores, especialistas na área de Literatura Infantil e representante(s) da ASL e comunidade cultural de Santa Maria. A composição da Comissão será mantida em segredo até a proclamação dos resultados.

4. PREMIAÇÃO

- O participante classificado em 1º LUGAR terá como Prêmio a publicação em livro de seu texto, com a supervisão editorial da ASL, recebendo do total da tiragem de 300 exemplares o percentual de 10%, sendo os demais destinados à doação para escolas, alunos, professores e entidades patrocinadoras.

- Os candidatos classificados em 2º e 3º lugares receberão Menções Honrosas, e todos os inscritos receberão Atestado de Participação e livros publicados pela ASL e seus autores.

- O anúncio dos resultados deverá ocorrer às 18h do dia 28 de outubro de 2011, na Biblioteca Pública Municipal, e o lançamento da publicação vencedora ocorrerá na última semana do mês de novembro, em sessão comemorativa dos 5 (cinco) anos de aniversário da Academia Santa-Mariense de Letras.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

- A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível, e os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

- Havendo classificação e publicação de obra, a Comissão Organizadora decidirá sobre os critérios de editoração e de ilustração.

- Os originais enviados à ASL não serão devolvidos, e seu encaminhamento para a participação no Concurso implica total acordo do(a) candidato(a) com as normas expressas no Regulamento.


Fonte: Recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca

CURSO E CONCURSO DE ARTE DECLAMATÓRIA

ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS

CURSO E CONCURSO DE ARTE DECLAMATÓRIA


REGULAMENTO

PROMOÇÃO:

Academia Santa-Mariense de Letras

APOIO:

Secretaria de Município da Cultura – SM

PATROCÍNIO:

Escritor Lauro Trevisan

Lurdinha e Roberto Cabeleireiros


OBJETIVOS
GERAL:

Contribuir para o conhecimento e o exercício da expressão artística oral, através da valorização de autores locais, estaduais e nacionais.

ESPECÍFICOS:
— Incentivar o gosto pela arte poética e pela beleza de sua interpretação oral.

—Oportunizar o treinamento da memorização de textos, bem como da apresentação artística frente ao público.

— Valorizar a dicção, a correção, a fluência verbal, a sonoridade e o ritmo especiais da língua portuguesa.

I — SOBRE O CURSO DE

ARTE DECLAMATÓRIA

Ministrantes: ARISTILDA RECHIA e RUTH FARIAS LARRÉ

Período: 18 a 21 de outubro/2011

Horário: 16 às 18 horas

Local : Biblioteca Pública Municipal “Henrique Bastide” (Av. Presidente Vargas, 1300 – Santa Maria - RS)

Clientela: estudantes de Ensino Médio e Ensino Superior, professores e público interessado, com a idade mínima de 14 anos.

Vagas: 20 (vinte)

II — SOBRE O CONCURSO DE

ARTE DECLAMATÓRIA

Data de realização: 28/out./2011

Horário:18 horas

Local: Biblioteca Pública Municipal “Henrique Bastide” – Santa Maria

Participantes: poderão inscrever-se no Concurso os participantes do Curso de Arte Declamatória com 75% de frequência.

Premiação: os três primeiros lugares receberão a seguinte premiação:

1º lugar: Prêmio ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS - R$500,00

2º lugar: Prêmio ESCRITOR LAURO TREVISAN – R$300,00

3º lugar: Prêmio LURDINHA E ROBERTO CABELEIREIROS – R$200,00

III — SOBRE AS INSCRIÇÕES
As inscrições, limitadas ao número de 20 (vinte) participantes, serão efetuadas na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Av. Presidente Vargas, 1300), no período de 19 de setembro a 10 de outubro/2011, no horário das 14 às 16 horas, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$20,00 (p/despesas com material).


IV— DISPOSIÇÕES GERAIS
– Os inscritos, com 75% de frequência no Curso de Arte Declamatória, bem como os premiados e participantes do Concurso, receberão Atestado de Participação e livros publicados pela ASL e seus Autores.

– Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

V — SÍNTESE DO PROGRAMA A SER DESENVOLVIDO NO CURSO

Tópicos essenciais para o desempenho da declamação: escolha e compreensão do texto; palavra-chave; pontuação; pausa afetiva; memória; voz e inflexão; dicção; expressão; emoção; postura; velocidade. Textos em prosa e verso. Poesia lírica, épica, regionalista.

Fonte: recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Comentário sobre Violência no Calçadão Salvador Isaía

E-mail de 15 de agosto de 2011 de Sonia Tolfo.

Olá! sou seguidora do blog Santa Maria/Rs e quero comentar a respeito dos lamentáveis acontecimentos no Calçadão Salvador Isaía. Não bastasse a violência das lutas entre gangs ainda ocorre esse assassinato de um jovem estudante!

A minha preocupação é que por conta disso as pessoas de bem deixem de frequentar o Calçadão e abram espaço para a marginalia ensandecida. A atitude deve ser bem oposta devemos ocupar todos os espaços, é claro com a maior segurança possível, vigilância assintosa, em todos os horários, manhã, tarde e noite para que esses elementos não se sintam à vontade para fazer o que bem entendem.Vamos trabalhar junto aos bares, boates, clubes com maior rigor para evitar a venda de bebidas, temos que acompanhar mais de poerto o que nossos filhos estão fazendo; amanhã pode ser alguém mais próximo a nós que passe por um episódio desses. Qual a razão do meu email? Penso que assim como os espaços físicos, também os virtuais devem ser ocupados com instruções, alertas, publicação de ações que estejam sendo executadas. Hoje, a grande maioria das pessoas, de bem ou não, têm acesso à esse tipo de mídia, logo "eles" também ficarão sabendo que a sociedade como um todo está mobilizada. Não podemos deixar isso crescer em nossa amada Santa Maria.

signature
www.mattiva.blogspot.com
wwwescolaparaadultos.blogspot.com

sábado, 3 de setembro de 2011

VI AÇÃO DE CIDADANIA "SAÚDE E EDUCAÇÃO"

VI AÇÃO DE CIDADANIA "SAÚDE E EDUCAÇÃO" 03/09/2011 E.E.E.F. PAULO FREIRE - ESCOLA ABERTA

Venha você também, Att Dr.Moacir.
por Moacir Da Rosa Alves, sexta, 2 de setembro de 2011 às 16:35
É com alegria que participaremos amanhã da VI Ação de Cidadania "Saúde e Educação", promovida pela Escola Aberta Paulo Freire, onde estaremos desenvolvendo nosso programa Dentista Em Defesa Da Vida que é um marco de ação social e cidadã realizado pelo Sistema Uniodonto Nacional há mais de dez anos, promovendo a saúde bucal e prevenindo o câncer bucal com a chamada CÂNCER BUCAL, FUJA DESTE MAL! Estaremos ainda, realizando exames visuais dos alunos da escola para apresentar à direção, ao corpo docente e dicente diagnóstico da saúde bucal dos estudantes da escola aberta, chamado COM QUE DENTES SUA ESCOLA SORRI?, dentro do protocolo programático do PROJETO SORRIA SANTA MARIA, ação social criada e elaborada pela Uniodonto de Santa Maria.


Fonte: recebido por e-mail de Moacir Alves