segunda-feira, 19 de março de 2012

Reabertura da loja Angeluz

Olá!

Quem frequenta o Santa Maria Shopping deve ter notado que a loja Angeluz foi fechada para reformas . Muito mais do que isto, ela está sofrendo toda uma reformulação, para voltar a sua origem, como loja de produtos místicos, esotéricos e afins e também para ampliar seu ramo de negócios.

O que realmente aconteceu foi uma mudança de direção, em fevereiro a loja foi vendida, e agora será reaberta, como parte do Grupo Kainnon. O Kainnon Terapias e Cursos fornecerá seus terapeutas, que atenderão ao público no mezanino da loja. A Angeluz passará, também a vender os produtos Kainnon e clientes da Kainnon Terapias e Cursos terão benefícios exclusivos.

Passe na Angeluz e confira nossos novos produtos e atendimentos. Você vai amar!

No dia da inauguração estaremos dando atendimentos rápidos de tarô, baralho cigano e radiônica para aquelas pessoas que comprarem acima de R$ 30,00 para os demais, que quiserem atendimentos as consultas serão pagas.

O que? Reinauguração da Loja Angeluz
Quando? No dia 22 de março, às 9h.
Onde? No segundo andar do Santa Maria Shoping

Aguardamos por você!

Equipe Kainnon

Mais informações:
www.kainnon.com
(55) 3027.2505
(55) 9937 2766
kainnon33@gmail.com


quarta-feira, 7 de março de 2012

CVV - Centro de Valorização da Vida



Está precisando de ajuda? Busque o CVV - Centro de Valorização da Vida.

Santa Maria
Rua Pedro Pereira, 1450 - sala 6 A - Nossa Senhora de Lourdes
CEP 97.050-590

(55) 3027-1141

santamaria@cvv.org.br

Atendimento das 11h às 23h de 2ª à sábado

http://www.cvv.org.br/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

70 anos da Rádio Imembuí - A Pioneira


No dia 13 de fevereiro de 2012 a Rádio Imembuí de Santa Maria completa 70 anos. É considerada a Pioneira de Santa Maria. Abaixo um pouco da sua história tirada do site Wikpedia. Eu estou muito orgulhosa de fazer parte da história da rádio. Faz 5 anos que participo todas as terças-feiras no programa Espaço Aberto da Salete Barbosa no quadro: "Harmonização de Espaços". Andrea Leandro

Confira sua programa pelo rádio: 960Hz AM em Santa Maria/RS ou pelo site www.imembui.com.br


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Rádio Imembuí AM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rádio Imembuí

Rádio Imembuí S/A
País de emissão Brasil
Frequência(s) 960 kHz AM
Sede Santa Maria, RS
Fundação 13 de fevereiro de 1942
Pertencente a Plínio Araújo
Idioma Língua portuguesa
Afiliações Rede Gaúcha SAT
Prefixo ZYK 291
Sítio oficial www.imembui.com.br

A Rádio Imembuí é uma estação de rádio brasileira com sede em Santa Maria, RS. Opera na frequência 960 kHz AM.

História

A radiofonia na cidade de Santa Maria, teve início na década de 1940, com a instalação da Rádio Imembuí que foi originária da antiga propaganda falada, uma série de alto-falantes instalada na primeira quadra da Rua Dr. Bozano, hoje o calçadão. A sede era no 1 andar do prédio situado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua do Acampamento, em frente à Praça Saldanha Marinho.

Suas primeiras atividades iniciaram por meio de um edital publicado no jornal A Razão, no dia 26 de janeiro de 1942. O referido edital convocava os acionistas para uma reunião às 20 horas do dia 13 de fevereiro do mesmo ano, nas dependências do Clube Caixeral Santamariense. Nesta reunião, os acionistas, ou seja, os subscritores de ações realizaram a Assembleia Geral de Constituiçãoo e elegeram a diretoria, que foi composta dos seguintes senhores: Dr. Oliva Leite (Diretor Superintendente), Dr. Carlos Brenner (Vice-presidente), advogado e fazendeiro e Gracileu Vaz da Silva.

Seus primeiros funcionrios foram: Edith Rau, Murias Bastos, Pacifico de Assis Berni, Jarbas Berguerestein, Mercedes Alencar, Petronius Cabral, Rodolfo Schwartz, Frederico Germano Kalue, conhecido como Fred Germano, Cezar Asteggiano de Ugalde, Quintino Prol e Ari Faraco (encarregado de vendas).

Da sede inicial a Imembuí mudou-se para o 1 andar do predio localizado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua Floriano Peixoto, dali para a Rua Dr. Bozano, na 1 quadra e depois para a Rua Venancio Aires, onde permaneceu até o início da primeira década deste século, quando mudou-se para suas instalações junto à antena, na saída para São Pedro do Sul.

O primeiro programa radiofônico De ouvinte para ouvinte era escrito por Mercedes de Alencar e apresentado por Frederico Germano Kalue (vulgarmente conhecido como Fred Germano). Este programa era patrocinado pela Casa Lang e Relojoaria Klotz. Outro programa era apresentado por Francisco do. O nome do programa era Olha a buzina.

A Radio Imembuí, a pioneira, teve atuaçao marcante na década de 1950 e 1960 com novelas radiofonicas, programas de auditorio, transmisso de festas, eventos esportivos e desfiles e muitos outros eventos, servindo ate o presente a comunidade santa-mariense e regiao. Entre os locutores dessa época está o jornalista Paulo Flores, que também atuou depois na TV Imembuí.

Hoje opera em AM e FM. Seu proprietário é o jornalista Claudio Zappe, que já foi proprietário da Rádio Guarathan AM.

É emissora integrante da Rede Gaúcha SAT.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Imembu%C3%AD_AM, em 06 Fev 2012




sábado, 4 de fevereiro de 2012

Chuva chegando!

Foto de Guilherme Escosteguy

Nossa cidade ficou com um ar assustador com a chegada da chuva.
Numa época de seca a chuva é muito bem vinda.
Ficamos com um cenário digno de filme.
Parabéns ao fotografo!

Mais surpreendentes fotos de Guilherme no site - http://gescosteguy.carbonmade.com/projects/2697889


Fonte: http://www.facebook.com/media/albums/?id=100000384231437

Carnaval 2012 em Santa Maria

Publicada em 18/01/2012 - Atualizado em 18/01/2012 17h55m

Prefeitura anuncia programação do Carnaval de Santa Maria 2012

No final da tarde desta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, anunciou o calendário oficial do Carnaval 2012. A cerimônia de lançamento será no dia 9 de fevereiro, no Largo da Gare, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Jaime Flores. Mas o carnaval nos bairros já começará no dia 1º de fevereiro, com as escolas de samba fazendo a festa pelos bairros da cidade até o dia 29 de fevereiro. O Carnaval de Rua movimenta a Avenida Liberdade a partir do dia 16 de março, com o concurso de blocos, e segue com os desfiles das escolas de samba nos dias 17 e 18.


Confira abaixo a programação completa do Carnaval de Bairros 2012


01/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Unidos do Itaimbé
02/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Vila Brasil
08/02 - Coquetel das Rainhas - na Escola de Samba Unidos do Itaimbé
09/02 - Lançamento Carnaval - no Largo da Gare
10/02 - Concurso Rainha do Carnaval de SM - no Largo da Gare
15/02 - Festival de Músicas Carnavalescas - no Largo da Gare
16/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Império da Zona Norte
17/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Unidos de Camobi
23/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Imperatriz Academia do Samba
29/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Trevo de Ouro
01/03 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Mocidade das Dores
02/03 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Barão do Itararé
16/03 - Abertura do Carnaval de Rua com concurso de blocos - na Avenida Liberdade
17/03 - Desfile das Escolas de Samba - na Avenida Liberdade
18/03 - Desfile das Campeãs - na Avenida Liberdade

Texto: Nathale C. Kraetzig

Foto: João Alves

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/3692-prefeitura-anuncia-programacao-do-carnaval-de-santa-maria-2012

Santa Maria - Cidade do Xis

Publicada em 26/05/2011 - Atualizado em 26/05/2011 18h48m

“Santa Maria Cidade do Xis”: ideia foi apresentada na tarde desta quinta (26) pelo prefeito Cezar Schirmer

Na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Prefeitura Municipal, aconteceu o ato de apresentação do decreto “Santa Maria Cidade do Xis” (Decreto 053 – Regulamenta o Comércio de Lanches Rápidos). A iniciativa visa a qualificação do serviço de lanches rápidos nas vias públicas da cidade, a regularização dos empreendedores do setor e a adequação geral dos serviços oferecidos à população. As tratativas vêm ocorrendo diretamente com a Secretaria de Município de Turismo e Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana. A Prefeitura trabalhará na parte da qualificação do serviço e os empreendedores irão arcar com os custos da remodelação dos equipamentos.

O trabalho de padronização do serviço se dará a partir da próxima semana com uma comissão de três representantes do Executivo e três empreendedores de lanches rápidos. A comissão irá trabalhar para colocar em vigor as ações previstas no decreto, beneficiando a população local. Entre as melhorias está previsto a unificação do horário de funcionamento, a localização e layout dos equipamentos nas vias públicas, cardápios trilingues e uniformes padronizados. Os atendentes receberão curso de capacitação de bem-receber ao visitante e aos empreendedores e colaboradores, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos com periodicidade.

Na ocasião, o prefeito Cezar Schirmer destacou que a construção desta ideia foi através de muitas mãos. “Nos dedicamos a organização da cidade. Esta padronização é uma manifestação de respeito, acolhimento e apoio a classe das pessoas que trabalham com lanches rápidos. Além disso, todos sentimos orgulho ao ouvirmos que em Santa Maria tem o melhor xis”, comentou o prefeito. Além de secretários de governo, o vereador Airton Airton Denardin acompanhou o ato.

Para o secretário adjunto da pasta de Turismo, Rogério Assis Brasil, a assinatura do decreto é mais uma ação que tem o objetivo de reorganização da atividade que presta serviço diário para a população santa-mariense. “Esta é uma iniciativa singular e aproveito para agradecer a todos os empresários q ue através do seu trabalho geram empregos”, salientou Assis Brasil.



O secretário de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno disse que a Administração Municipal tem uma nova visão de organização. “As determinações do prefeito nos encaminham a trabalhar por uma Santa Maria cada vez melhor para os contribuintes”, pontuou. Já o representante da classe, Fabricio Pereira, desabafa: “é um sonho que agora está se tornando realidade e agradeço de coração o prefeito Schirmer”.

Texto: Maria Luiza Guerra

Fotos: João Alves

Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/turismo/noticias/1752-ldquosanta-maria-cidade-do-xisrdquo-ideia-foi-apresentada-na-tarde-desta-quinta-26-pelo-prefeito-cezar-schirmer, em 04 Fev 2012



A pedido de Antonio Augusto B. Neto publicamos o pedido de solução para a rua Cacequi (bairro Caturrita) em Santa Maria/RS.
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"Não é verdade o quem andam divulgando por aí, a rua Cacequi não está concluída, sou morador na mesma e afirmo o que digo, faz praticamente ( 04 ), quatro anos que não recebe manutenção, esta uma calamidade, a alguns dias atrás um vizinho meu sofreu derrapou
com à sua motocicleta, sofreu danos na moto e no seu corpo.
Fiz inúmeras denúncias até mesmo no rádio, no programa falando com o prefeito, pedindo ao chefe do poder executivo que tomasse às devidas providêcias más nada foi feito.Smiley triste Vejam as imagens postadas no yutube datada de 03.11.2011, é contra essas imagens não há argumentos."Smiley de boca aberta



Fonte: http://youtu.be/pltUoPX2nKg
atenciosamente

Antonio Augusto B.Neto

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Entrega de certificados para os soldados que participaram da pintura de casas na Vila Belga

Fonte da foto: http://turismosantamaria.blog.terra.com.br/

A prefeitura de Santa Maria, cumprindo mais uma etapa do
projeto “Tudo de Cor para Santa Maria”, realiza na próxima terça-feira
(31 Jan 2012), o ato *de entrega dos certificados aos 38 militares que contribuíram
na pintura das casas, por meio do Projeto Soldado Cidadão*. O colorido, que
mostra casas de cores azul, amarelo, vermelho e verde ficou por conta da
adesão da prefeitura ao projeto, em outubro de 2010, através de uma
parceria entre o Executivo Municipal e as empresas tintas Coral, Falk
Tintas e Atlas Pincéis e Ferramentas. Com isso, as empresas doaram as
tintas e todo o material necessário para a revitalização. A execução da
pintura ficou por conta do engajamento da própria comunidade e colaboração
do exército, que pintou 30 residências. Atualmente, segundo a secretaria de
cultura, cerca de 70 das casas já estão pintadas e o restante do serviço
deverá estar concluído até o final de fevereiro.
Data: 31 de janeiro (terça-feira)
Hora: 17h
Local: Rua Manoel Ribas, 1928 (Em frente à Associação dos Moradores)


*Instalação de novas luminárias anunciam reta final da obra de
revitalização da Vila Belga*

Projetada pelo engenheiro* *belga Gustave Vouthier, a Vila Belga,
localizada no Centro Histórico de Santa Maria, foi construida no período
de 1901 a* *1903 para servir de moradia aos funcionários da companhia belga
*"Compagnie Auxiliare des Chamins de Fer au Brésil"*, que vieram para o
Brasil construir as ferrovias. No total, o conjunto habitacional conta com
84 residências geminadas, que por muitos anos não receberam nenhuma
melhoria. No entanto, hoje, quem passa pelo local já pode ver um cenário
bem diferente: em meio a operários, surge o colorido das casas, a nova
pavimentação das ruas e das calçadas e a instalação de luminárias seguindo
o estilo da época.

Em abril de 2011 a Prefeitura Municipal de Santa Maria iniciou as obras de
revitalização da Vila Belga, que estão em ritmo acelerado. Segundo o fiscal
da obra, arquiteto Rafael Escobar de Oliveira, da Secretaria de
Infraestrutura e Serviços, 95% do serviço já está concluído. Enquanto
orienta o trabalho da equipe, o arquiteto relata as etapas que já foram
vencidas. Em relação às calçadas, inicialmente foi removida a pavimentação
antiga dos passeios públicos, realizada a execução da nova base e fixadas
novas pedras de arenito (grês). Na Rua Manoel Ribas, o passeio público foi
alargado de 1,5 metros para 3 metros. No total foram construídos 600 metros
quadrados de calçadas no novo padrão.

Já as ruas ganharam 1,2 mil metros quadrados de nova pavimentação. A
recuperação dos trechos foi realizada com paralepípedo irregular de
basalto. A Rua Doutor Wauthier, a que se encontrava em piores condições,
com muita poeira e buracos, foi toda pavimentada entre a Coronel Ernesto
Beck e a Rua Manoel Ribas. Na Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Rio Branco
e a Rua André Marques também recebeu a tubulação que, futuramente, irá
abrigar a rede subterrânea de energia elétrica. “Esta etapa, que ainda não
tem prazo para ser realizada, irá efetivar a limpeza visual do conjunto
habitacional”.

Seguindo o mesmo padrão da Avenida Rio Branco, que também está na reta
final de revitalização, nas principais vias da Vila Belga estão sendo
instalados cerca de 60 novos postes para iluminação pública. O próximo
passo é a instalação das luminárias. Além disto, na Rua Manoel Ribas, onde
estão as palmeiras, e em frente à Cooperativa dos Ferroviários, serão
instaladas luminárias direcionais.

Segundo o fiscal da obra ainda falta executar 5% da recuperação das
calçadas, nos trechos entre a Rua André Marques com a Ernesto Beck e na Rua
Manoel Ribas próximo à esquina da Doutor Wauthier. Por último, segundo
Oliveira, serão instalados os totens turísticos, que serão afixados no
início de cada rua, com informações históricas e orientação aos visitantes.

*Tudo de Cor para Santa Maria*

O colorido, que mostra casas de cores fortes, azul, amarelo, vermelho e
verde, ficou por conta da adesão da Prefeitura ao Projeto Tudo de Cor para
Santa Maria, em outubro de 2010, através de uma parceria entre o Executivo
municipal e as empresas Tintas Coral, Falk Tintas e Atlas Pincéis e
Ferramentas. Com isso, as empresas doaram as tintas e todo o material
necessário para a revitalização. A execução da pintura ficou por conta do
engajamento da própria comunidade e colaboração do Exército, através do
projeto Soldado Cidadão. Atualmente, cerca de 70 casas já estão pintadas e
as demais devem estar concluídas até o final de fevereiro.

Para o prefeito Cezar Schirmer a recuperação do centro histórico do
município reflete a importância dos investimentos realizados pelo Executivo
nas áreas de lazer da cidade. “Começamos com a revitalização da Avenida Rio
Branco, recuperando um importante espaço de convivência da cidade. A Vila
Belga está inserida dentro desse contexto, como outro importante espaço
histórico de Santa Maria que, pela primeira vez, recebe uma intervenção. Em
breve, a população terá estes dois espaços revitalizados, qualificando o
cenário do nosso centro histórico”, frisa.

O projeto de revitalização da Vila Belga foi desenvolvido pelo Escritório
da Cidade (EC). A obra, que deverá estar concluída em meados de março, é
realizada pela empresa FZ Construções, de Santa Maria, com repasse federal
do Ministério do Turismo de R$ 675 mil e contrapartida do município de R$
313.312,60.

População avalia a obra que está na reta final

O ferroviário aposentado, Valmir Francisco Tavares Borges, mora há
aproximadamente 20 anos na Vila Belga. Ele está satisfeito com as
melhorias, em especial com a pavimentação. “Na nossa rua (Professor
Wauthier) tinham retirado todo o calçamento e agora está toda pavimentada”.
O aposentado também comenta que já tem recebido visita de turistas e que
isto irá aumentar com a conclusão da obra. O engajamento da comunidade é
outro ponto que anima o morador. “Cada morador, hoje, está interessado em
melhorar a sua casa, isto é muito bom”, comemora Borges.

O ferroviário aposentado diz ainda que antes era uma decepção mostrar o
lugar para um turista. Ao lado da revitalização da Avenida Rio Branco, a
Vila Belga vai ser um ponto de muita atração aos visitantes. Seu Valmir diz
que os turistas que passarem pelo local no ônibus turístico terão outra
visão da vila.


Texto: Jorn. Vera Jacques


Vera Jacques
Jornalista Profissional Diplomada ( MTb- 5.972)
Assessora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Santa Maria
(55)91680868
(55)39217176
www.santamaria.rs.gov.br

Fonte: Recebido por e-mail da Salete B.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fotos da decoração de Natal de Santa Maria

As lindas fotos abaixo foram tiradas pelo fotografo Ronald Mendes do Diário de Santa Maria.









Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/28,0,581,29556,1,decoracao-natalina-embeleza-o-centro-de-santa-maria.html

Decoração de Natal atrai comunidade para o Centro de Santa Maria

| 20/11/2011 20h12min

Decoração de Natal atrai comunidade para o Centro de Santa Maria

Iluminação é atração desde a noite de sexta-feira

Sábado, 22h30min. Na Praça Saldanha Marinho e na Avenida Rio Branco, havia centenas de pessoas com um brilho nos olhos. Não era uma festa nem havia alguma apresentação cultural. O "show" estava pendurado nas árvores, espalhado pelos canteiros e formatado em uma estrutura de 12 metros de altura. Era a decoração de Natal, que vem surpreendendo muita gente desde a noite de sexta-feira, quando a iluminação foi ligada.

A praça e a primeira quadra da avenida já viraram "point" depois que as luzes foram acesas. No sábado à noite, não havia uma faixa etária predominante entre o público: crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, todos foram conferir a novidade no Centro. Se havia uma maioria, era a de pessoas que procuravam eternizar o momento fazendo imagens em celulares ou máquinas fotográficas. Grande parte delas foi fazer um programa em família.

A árvore de Natal, com seus 12 metros de altura, era uma das sensações. Enfeitada da base até o topo, a estrutura nem parecia que tinha sido feita com 48 mil garrafas de plástico. No sábado à noite, sentado em uma cadeira à frente da árvore, um Papai Noel atraía muitas crianças que queriam conversar com ele. Adultos também fizeram questão de tirar foto com o Bom Velhinho.

Neste ano, o presépio feito pelo grupo Arte Pública para o Natal do ano passado voltou à praça, mas agora ganhou uma companhia de peso com a ornamentação e as 178 mil microlâmpadas espalhadas pelo local. Das 20h30min à 1h, em dias em que houver espetáculos programados, e das 20h30min à meia-noite, em dias normais, o público poderá apreciar a decoração iluminada.

Na primeira quadra da Rio Branco, os enfeites também brilharam. Chamaram a atenção, por exemplo, os bonecos de anjos com suas trombetas logo no início da avenida. A Catedral do Mediador já ajuda a emoldurar o cenário com sua iluminação de Natal. Mas não vai demorar para que a Catedral Metropolitana e o prédio da SUCV, ambos já enfeitados, também ganhem luzes, de acordo com a coordenadora da montagem dos enfeites, Marquita Quevedo.

A decoração natalina vai poder ser vista até 30 de janeiro. Para protegê-la, vigilantes ficarão permanentemente na Praça Saldanha Marinho e ainda contarão com os "olhos" de 12 câmeras.

O Natal do Coração 2011, promovido pela prefeitura, foi aberto oficialmente na sexta-feira à noite, quando a iluminação foi acesa, com direito a apresentação de coral, chegada do Papai Noel, fogos de artifício e show com artistas locais.

DIÁRIO DE SANTA MARIA

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/dsm/19,18,3568042,Decoracao-de-Natal-atrai-comunidade-para-o-Centro-de-Santa-Maria.html

Curso: A casa é um espelho – O que a sua reflete?

Curso:

Harmonização de Espaços:

A casa é um espelho – O que a sua reflete?

Nosso lar pode revelar o melhor e o pior de nós. Neste curso vamos mostrar como melhorar esse reflexo. Venha conferir também:

- O que influencia o reflexo do nosso lar

- Como melhorar o reflexo do nosso lar

- Função prática e psicoemocional de cada cômodo

- Montar lista de checagem semanal

- Utilizar o caderno da casa

- Usar o Mapa da Mina (dos seus sonhos, desejos, projetos, etc.)

Tudo isso e muito mais!!!!!

Data: 10 Dez 2010 (sábado)

Horário: 09h às 19h

Ministrante: Andrea dos Santos Leandro

www.harmonizacaodeespacos.blogspot.com

Obs.: * Os participantes receberão certificado e apostila.

Informações, inscrições e local do curso:

Kainnon – Cursos e Terapias

RS-509 (Faixa Velha de Camobi), nº 1785

Santa Maria/RS - Fones: (55) 3027. 2505 / 9937. 2766

e-mail: kainnon33@gmail.com

www.kainnon.com


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Abrigo para animais

O comentário abaixo está no facebook de Santa Maria/RS

Então fica o apelo para ser disponibiilizado um local para os animais que precisam de abrigo.

Fatima Schirmer comentou uma publicação.

"Sou uma pessoa apaixonada por animais, temos 3 cães e 2 gatos que são nossos amores...Não existe "ainda" em Santa Maria um lugar ( pelo menos oficial e público para este tipo de atendimento) mas estamos estudando a possibilidade de criarmos um lugar onde possamos cuidar com dignidade desses nossos queridos amigos que não sabem reclamar. Qualquer dúvida entre em contato com o Gab da Primeira Dama tel 39217212 Um grande e fraterno abraço"

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

ônibus Turístico




]Att,
Talita Heck Medeiros
cadastur: 2301676795-5
Gerente de Relação com o Mercado.
Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria/RS
(55) 32179415
Centro de Atendimento ao Turista: 0800 6424802

--
Jorn. Vera Jacques
Assessora de Imprensa
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
MTb- 5.972
(55)91680868
(55)39217176
www.santamaria.rs.gov.br
Twitter:Imprensa_PMSM

Fonte: Recebido por e-mail de Salete B.

Roteiros Religiosos

A Prefeitura de Santa Maria informa que os Roteiros Religiosos, promovidos pela Secretaria de Município de Turismo, serão realizados através de agendamento. Turistas e santa-marienses podem entrar em contato com a Secretaria e escolher entre a Catedral Metropolitana e a Basílica da Medianeira para visitar. Quem procurar o serviço utilizará um áudio-fone, onde uma gravação contará parte da história da igreja e discorrerá sobre interpretações das principais obras de arte de seu interior.

Contate - Secretaria de Município de Turismo
Fone: 55-3217-9415
E-mail: turismo@santamaria.rs.gov.br
Site: www.santamaria.rs.gov.br/turismo
Blog: turismosantamaria.blog.terra.com.br
Twitter: twitter.com/turismostmaria
Texto: Maria Luiza Guerra

Fonte: Recebido por e-mail de Salete B.

Campanha para o Dia da Criança Aapecan - Doe um brinquedo

Campanha para o Dia da Criança Aapecan - Doe um brinquedo

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer está com uma campanha para o Dia das Crianças em Santa Maria. Doando um brinquedo novo ou usado em boas condições, você estará ajudando a manter o sorriso e fazer a festa de muitas crianças, colabore!

Nossa Caixa de Coleta encontra-se na recepção, próxima ao Setor de Documentação.

Contamos com sua participação.

Veja outros pontos onde você pode doar seus brinquedos:
Aapecan - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer
Rua Antônio Lozza, 46. (55) 3025 9400
Supermercado Rede Super - Copetti
Supermercado Rede Super - Stangherlin
Supermercado Rede Super - Hipo
Supermercado Rede Super - Santa Marta
Supermercados Peruzzo
Bright Idiomas
Companhia da Criança - Moda Infantil

Fonte: Facebook

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

2º Humanizar Sul



Prezados companheiros de ideal espírita.

É com prazer que vimos convidá-los a participar do nosso 2º HUMANIZAR SUL que, nos dias 01 e 02 de outubro, acontecerá aqui em Santa Maria - RS, no Auditório da Brigada Militar.

Humanizar - Encontro de Espiritismo e humanização foi uma semente plantada por Euripedes Barsanulfo através da mediunidade em meados de 2006.

O objetivo geral do evento é sensibilizar e criar um espaço de debate para grupos mais amplos, acerca da proposta "Atitude de Amor", idéia difundida por Bezerra de Menezes.

No cerne da proposta "Atitude de Amor" está a humanização das relações entre nós na comunidade espírita cujo foco é uma convivência fraterna na qual nossas diferenças nos unam, ao invés de nos separar.
Teremos conosco a presença dos palestrantes Wanderley Soares de Oliveira, residente em Minas Gerais; Bianca Molica, psicóloga junguiana, personal coach e empresária no segmento de educação emocional, São Paulo; José Carlos Jotz, Médico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Homeopatia pelo CEPAH – SP, Porto Alegre; o Tema: A arte de bem dizer para humanizar, "A força plasmadora da fala é sem dúvida recurso e instrumento para nossa evolução".

Trata-se de tema importante para todos nós e, por isso, pedimos a participação e contribuição de representantes de todas casas espíritas e simpatizantes da Doutrina Espírita.. A atividade está prevista para acontecer de 8h às 19h, no sábado e de 8h às 12h no domingo. As inscrições podem ser feitas na Sociedade Espírita Sol da Esperança, Rua Barão do Triunfo, 118, esquina Aristides Lobo, informações tel. 3026.2729, 3026.6203, 9615.6470 ou 9166.8682; valor da inscrição, R$20,00
No mais, agradecemos sua atenção, desejando-lhes paz e realizações, e aguardando a sua presença entre nós.
Fraternalmente,
Equipe organizadora
.


SÁBADO
8:00h Abertura
8:30h Prece
8:45h Confessai-vos uns aos outros: o bem dizer e o maldizer nas relaçõesWanderley Oliveira;
10:00h - Café
10:30h Oficina de diálogo:preparação para o HUMANIZAR-TE
11:00h Maledicência: reciclando os padrões emocionais que nos levam a maldizer as pessoas e a vida Bianca Ganuza;
12:15h Intervalo Almoço
14:00h Aquietando o diálogo mental: meditação, respiração e relaxamento para armonizar o espíritoJosé Carlos Pereira Jotz;
16:00h - Café
16:30h Oficina de diálogo: preparação para o HUMANIZAR-TE
17:00h Escutando os sentimentos: da abundância do coração fala a boca Wanderley de Oliveira;
19:00h Prece final
DOMINGO
8:30h Prece
8:45h Oficina de diálogo: preparação para o HUMANIZAR-TE;
9:00h MESA REDONDA para diálogo com todos os expositores;
10:15h - Café
10:45h Mesa redonda para diálogo com todos os expositores;
12:00h Palavras finais...Encerramento, despedida

Oi pessoal! Estamos mandando o cartaz do nosso evento, pedimos ajuda na divulgação e queremos lembrar a todos que as vagas são limitadas, não vamos deixar para a última hora!
www.humanizarsul.worpress.com
Obrigada, um abraço da Equipe organizadora

Fonte: recebido por e-mail da Sedi

sábado, 24 de setembro de 2011

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DA BIBLIOTECA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE

O FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias. É uma realização da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide em parceria com a Secretaria de Município da Cultura, instituições da Prefeitura Municipal de Santa Maria.Integrando a comemoração do Aniversário da Biblioteca Pública (12/08/1938)

OBJETIVOS: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.

Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.

APRESENTAÇÃO

O Festival de Contadores de Histórias reúne pessoas que se dediquem à arte de contar histórias de forma primordial, tanto para crianças quanto para adultos. Como primordial nos referimos à maneira como os antigos contadores contavam suas histórias: “recheando-a de encenação, que deixava toda a assembléia atenta e sorridente”.

JUSTIFICATIVA

A Literatura Infantil e Juvenil tem recebido grande destaque nos últimos anos no mercado editorial brasileiro. Junto com projetos de incentivo à leitura em escolas públicas e privadas tem gerado uma necessidade de pessoas que trabalhem também a contação de histórias. Geralmente, esses contadores surgem nas escolas: é um professor de Língua Portuguesa, um professor de séries iniciais com formação em Pedagogia, ou a pessoa responsável pela biblioteca da escola, que nem sempre tem a formação ideal em Biblioteconomia. Com tanta oferta altamente qualificada de livros, surgiu a necessidade de os professores buscarem uma capacitação para a arte de contar histórias. O Festival de Contadores de Histórias busca levar ao público em geral difundir essa arte ainda pouco conhecida e de grande importância cultural para nosso país.

OBJETIVOS

Gerais

Promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre professores, alunos, contadores, e realizadores e para o enriquecimento cultural do nosso país.

Específicos

Incentivar a utilização de métodos primordiais de contar histórias infantis e juvenis;

Apresentar as técnicas dos contadores de histórias a um público composto por leitores em formação e desenvolvimento;

Estimular a prática de leitura através da escolha de uma história editada em livro;

Pela contação de histórias, aumentar a visão de mundo do espectador-leitor;

PERÍODO:

O Festival acontecerá nos dias 10,11( oficinas) e 13,14 de outubro de 2011 o Festival de Histórias infantis, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.

Haverá Atividades como: Oficinas, contação de histórias para as crianças; Encontro dos Contadores de historias;presença de autores infantis:exposição e venda de livros da(s) livrarias (s) apoiadoras do evento.

DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS

As inscrições são gratuitas, estão abertas a qualquer contador da cidade e da região e acontecerão de 12 de setembro a 5 de outubro de 2011.

Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar para o email bpmhbsm@yahhoo.com.br)

As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas por ordem de preferência.

Na inscrição devem constar o titulo da historia e nome do autor.

Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.

DA SELEÇÃO

Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.

Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).

A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 7 e 8 de outubro e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, e poderão assistir as apresentações dos colegas.

DAS APRESENTAÇÕES

Serão 4 apresentações pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.

SOBRE O PÚBLICO DO FESTIVAL

O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados.

Haverá agendamento para grupos de escolas para assistir a contação de história

Oficinas de Técnica de Contação de História - valor de R$ 30,00 –poderá ser pago na Biblioteca Pública para Associação dos Amigos da Biblioteca. A Oficina será Ministrada pelo Professor e Contador de História – PAULO BOCCA – limite de 30 vagas

Aceitamos doações de livros infantis

DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Dia 10 de outubro

Oficinas de técnicas de contação de histórias - 9h às 12h - 14h às 17h na Biblioteca Pública

- Histórico sobre os contadores de histórias e literatura infantil com utilização de data-show.

- Expressividade vocal para contar histórias a partir de leitura de textos e de poemas;

- Expressividade corporal e gestual;

- Utilização de acessórios: maracás, kiriris, pandeiros, e outros.

Dia 11 de outubro

Contação de Histórias com Paulo Bocca – para os participantes das oficinas - 9h às 12h e 14h às 17h ;~;

Dias 13 e 14 de outubro – Festival de Contação de Histórias Infantis – com os contadores inscritos no Festival - 9h às 12h – 14h às 17h agendamento

INFORMAÇÕES

Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide

Av Presidente Vargas 1300 – Santa Maria – RS

CEP:97030511 - Fone:55)32181396 –bpmhbsm@yahoo.com.br


Fonte: recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca


I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL

ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS

I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL

IGNEZ SOFIA VARGAS

PROMOÇÃO:

ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS

PATROCÍNIO:

FUNDAÇÃO ENY – SANTA MARIA

EDITORA DA UFSM

TRANSPORTES SALGADO FILHO LTDA. — S.MARIA

LILICA & TIGOR — CALÇADÃO — SANTA MARIA

LIVRARIA NOBEL – SANTA MARIA

APOIO: SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA CULTURA DE SANTA MARIA

REGULAMENTO

1 – OBJETIVOS:

GERAL

Contribuir para valorizar a arte literária e sua respectiva leitura, incentivando a criação de obras no gênero da Literatura infantil.

ESPECÍFICOS

Revelar novos autores da Cidade Cultura, estimulando sua produção também para a infância. -Promover o enriquecimento do acervo bibliográfico de interesse das crianças.

-Fortalecer o gosto e o conhecimento da Língua Portuguesa, paralelamente ao ato da criação artístico-literária. -Demonstrar importância e a necessidade da leitura para a qualidade, a correção e a inspiração no exercício da escrita.

2 – INSCRIÇÕES:

- Poderão inscrever-se, no I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL IGNEZ SOFIA VARGAS, brasileiros natos ou naturalizados, residentes em Santa Maria, com idade mínima de 18 anos, que não possuam obra publicada infantil de sua exclusiva autoria. Integrantes da ASL e seus parentes em primeiro e segundo graus não poderão participar.

-Os textos a serem inscritos, em forma de prosa ou verso, com extensão mínima de 45 linhas e máxima de 60 linhas, deverão dirigir-se para crianças na faixa dos 6 (seis ) aos 10 (dez) anos.

- Cada participante poderá concorrer com até dois textos.

- O participante deverá encaminhar 5 (cinco) cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação: Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo. As páginas deverão ser numeradas e impressas em papel A4, grampeadas ou encadernadas.

- Os originais deverão ser inéditos, escritos em Língua Portuguesa e não ilustrados. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletânea, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero.

- A identificação dos originais deverá ser feita por meio de pseudônimo, e todas as cópias deverão ser identificadas somente pelo pseudônimo. Paralelamente, em envelope lacrado e identificado externamente com o pseudônimo, o participante deverá apresentar seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF e profissão), com sua assinatura e data.

- As inscrições estarão abertas no período de 19 de setembro a 14 de outubro de 2011, devendo os originais ser entregues ou endereçados à Diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – Av. Presidente Vargas, 1300; 97015-510 - Santa Maria – RS. Telefone: 3218-1396). Será considerada a data de postagem no Correio até 14/10/11 para o recebimento das inscrições.

3. COMISSÃO JULGADORA

- A Comissão Julgadora, composta por 5 (cinco) membros indicados pela Diretoria da ASL, com aprovação pelas entidades de apoio e patrocínio, será formada por escritores, especialistas na área de Literatura Infantil e representante(s) da ASL e comunidade cultural de Santa Maria. A composição da Comissão será mantida em segredo até a proclamação dos resultados.

4. PREMIAÇÃO

- O participante classificado em 1º LUGAR terá como Prêmio a publicação em livro de seu texto, com a supervisão editorial da ASL, recebendo do total da tiragem de 300 exemplares o percentual de 10%, sendo os demais destinados à doação para escolas, alunos, professores e entidades patrocinadoras.

- Os candidatos classificados em 2º e 3º lugares receberão Menções Honrosas, e todos os inscritos receberão Atestado de Participação e livros publicados pela ASL e seus autores.

- O anúncio dos resultados deverá ocorrer às 18h do dia 28 de outubro de 2011, na Biblioteca Pública Municipal, e o lançamento da publicação vencedora ocorrerá na última semana do mês de novembro, em sessão comemorativa dos 5 (cinco) anos de aniversário da Academia Santa-Mariense de Letras.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

- A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível, e os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

- Havendo classificação e publicação de obra, a Comissão Organizadora decidirá sobre os critérios de editoração e de ilustração.

- Os originais enviados à ASL não serão devolvidos, e seu encaminhamento para a participação no Concurso implica total acordo do(a) candidato(a) com as normas expressas no Regulamento.


Fonte: Recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca