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Confira sua programa pelo rádio: 960Hz AM em Santa Maria/RS ou pelo site www.imembui.com.br
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Rádio Imembuí | |
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Rádio Imembuí S/A | |
País de emissão | ![]() |
Frequência(s) | 960 kHz AM |
Sede | Santa Maria, RS |
Fundação | 13 de fevereiro de 1942 |
Pertencente a | Plínio Araújo |
Idioma | Língua portuguesa |
Afiliações | Rede Gaúcha SAT |
Prefixo | ZYK 291 |
Sítio oficial | www.imembui.com.br |
A Rádio Imembuí é uma estação de rádio brasileira com sede em Santa Maria, RS. Opera na frequência 960 kHz AM.
A radiofonia na cidade de Santa Maria, teve início na década de 1940, com a instalação da Rádio Imembuí que foi originária da antiga propaganda falada, uma série de alto-falantes instalada na primeira quadra da Rua Dr. Bozano, hoje o calçadão. A sede era no 1 andar do prédio situado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua do Acampamento, em frente à Praça Saldanha Marinho.
Suas primeiras atividades iniciaram por meio de um edital publicado no jornal A Razão, no dia 26 de janeiro de 1942. O referido edital convocava os acionistas para uma reunião às 20 horas do dia 13 de fevereiro do mesmo ano, nas dependências do Clube Caixeral Santamariense. Nesta reunião, os acionistas, ou seja, os subscritores de ações realizaram a Assembleia Geral de Constituiçãoo e elegeram a diretoria, que foi composta dos seguintes senhores: Dr. Oliva Leite (Diretor Superintendente), Dr. Carlos Brenner (Vice-presidente), advogado e fazendeiro e Gracileu Vaz da Silva.
Seus primeiros funcionrios foram: Edith Rau, Murias Bastos, Pacifico de Assis Berni, Jarbas Berguerestein, Mercedes Alencar, Petronius Cabral, Rodolfo Schwartz, Frederico Germano Kalue, conhecido como Fred Germano, Cezar Asteggiano de Ugalde, Quintino Prol e Ari Faraco (encarregado de vendas).
Da sede inicial a Imembuí mudou-se para o 1 andar do predio localizado na esquina da Rua Dr. Bozano com a Rua Floriano Peixoto, dali para a Rua Dr. Bozano, na 1 quadra e depois para a Rua Venancio Aires, onde permaneceu até o início da primeira década deste século, quando mudou-se para suas instalações junto à antena, na saída para São Pedro do Sul.
O primeiro programa radiofônico De ouvinte para ouvinte era escrito por Mercedes de Alencar e apresentado por Frederico Germano Kalue (vulgarmente conhecido como Fred Germano). Este programa era patrocinado pela Casa Lang e Relojoaria Klotz. Outro programa era apresentado por Francisco do. O nome do programa era Olha a buzina.
A Radio Imembuí, a pioneira, teve atuaçao marcante na década de 1950 e 1960 com novelas radiofonicas, programas de auditorio, transmisso de festas, eventos esportivos e desfiles e muitos outros eventos, servindo ate o presente a comunidade santa-mariense e regiao. Entre os locutores dessa época está o jornalista Paulo Flores, que também atuou depois na TV Imembuí.
Hoje opera em AM e FM. Seu proprietário é o jornalista Claudio Zappe, que já foi proprietário da Rádio Guarathan AM.
É emissora integrante da Rede Gaúcha SAT.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_Imembu%C3%AD_AM, em 06 Fev 2012
No final da tarde desta quarta-feira (18), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, anunciou o calendário oficial do Carnaval 2012. A cerimônia de lançamento será no dia 9 de fevereiro, no Largo da Gare, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Jaime Flores. Mas o carnaval nos bairros já começará no dia 1º de fevereiro, com as escolas de samba fazendo a festa pelos bairros da cidade até o dia 29 de fevereiro. O Carnaval de Rua movimenta a Avenida Liberdade a partir do dia 16 de março, com o concurso de blocos, e segue com os desfiles das escolas de samba nos dias 17 e 18.
Confira abaixo a programação completa do Carnaval de Bairros 2012
01/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Unidos do Itaimbé
02/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Vila Brasil
08/02 - Coquetel das Rainhas - na Escola de Samba Unidos do Itaimbé
09/02 - Lançamento Carnaval - no Largo da Gare
10/02 - Concurso Rainha do Carnaval de SM - no Largo da Gare
15/02 - Festival de Músicas Carnavalescas - no Largo da Gare
16/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Império da Zona Norte
17/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Unidos de Camobi
23/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Imperatriz Academia do Samba
29/02 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Trevo de Ouro
01/03 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Mocidade das Dores
02/03 - Carnaval de Bairros - na Escola de Samba Barão do Itararé
16/03 - Abertura do Carnaval de Rua com concurso de blocos - na Avenida Liberdade
17/03 - Desfile das Escolas de Samba - na Avenida Liberdade
18/03 - Desfile das Campeãs - na Avenida Liberdade
Texto: Nathale C. Kraetzig
Foto: João Alves
Fonte: http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/3692-prefeitura-anuncia-programacao-do-carnaval-de-santa-maria-2012
Na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Prefeitura Municipal, aconteceu o ato de apresentação do decreto “Santa Maria Cidade do Xis” (Decreto 053 – Regulamenta o Comércio de Lanches Rápidos). A iniciativa visa a qualificação do serviço de lanches rápidos nas vias públicas da cidade, a regularização dos empreendedores do setor e a adequação geral dos serviços oferecidos à população. As tratativas vêm ocorrendo diretamente com a Secretaria de Município de Turismo e Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana. A Prefeitura trabalhará na parte da qualificação do serviço e os empreendedores irão arcar com os custos da remodelação dos equipamentos.
O trabalho de padronização do serviço se dará a partir da próxima semana com uma comissão de três representantes do Executivo e três empreendedores de lanches rápidos. A comissão irá trabalhar para colocar em vigor as ações previstas no decreto, beneficiando a população local. Entre as melhorias está previsto a unificação do horário de funcionamento, a localização e layout dos equipamentos nas vias públicas, cardápios trilingues e uniformes padronizados. Os atendentes receberão curso de capacitação de bem-receber ao visitante e aos empreendedores e colaboradores, o curso de boas práticas de manipulação de alimentos com periodicidade.
Na ocasião, o prefeito Cezar Schirmer destacou que a construção desta ideia foi através de muitas mãos. “Nos dedicamos a organização da cidade. Esta padronização é uma manifestação de respeito, acolhimento e apoio a classe das pessoas que trabalham com lanches rápidos. Além disso, todos sentimos orgulho ao ouvirmos que em Santa Maria tem o melhor xis”, comentou o prefeito. Além de secretários de governo, o vereador Airton Airton Denardin acompanhou o ato.
Para o secretário adjunto da pasta de Turismo, Rogério Assis Brasil, a assinatura do decreto é mais uma ação que tem o objetivo de reorganização da atividade que presta serviço diário para a população santa-mariense. “Esta é uma iniciativa singular e aproveito para agradecer a todos os empresários q ue através do seu trabalho geram empregos”, salientou Assis Brasil.
O secretário de Município de Controle e Mobilidade Urbana, Marcelo Bisogno disse que a Administração Municipal tem uma nova visão de organização. “As determinações do prefeito nos encaminham a trabalhar por uma Santa Maria cada vez melhor para os contribuintes”, pontuou. Já o representante da classe, Fabricio Pereira, desabafa: “é um sonho que agora está se tornando realidade e agradeço de coração o prefeito Schirmer”.
Texto: Maria Luiza Guerra
Fotos: João Alves
Sábado, 22h30min. Na Praça Saldanha Marinho e na Avenida Rio Branco, havia centenas de pessoas com um brilho nos olhos. Não era uma festa nem havia alguma apresentação cultural. O "show" estava pendurado nas árvores, espalhado pelos canteiros e formatado em uma estrutura de 12 metros de altura. Era a decoração de Natal, que vem surpreendendo muita gente desde a noite de sexta-feira, quando a iluminação foi ligada.
A praça e a primeira quadra da avenida já viraram "point" depois que as luzes foram acesas. No sábado à noite, não havia uma faixa etária predominante entre o público: crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos, todos foram conferir a novidade no Centro. Se havia uma maioria, era a de pessoas que procuravam eternizar o momento fazendo imagens em celulares ou máquinas fotográficas. Grande parte delas foi fazer um programa em família.
A árvore de Natal, com seus 12 metros de altura, era uma das sensações. Enfeitada da base até o topo, a estrutura nem parecia que tinha sido feita com 48 mil garrafas de plástico. No sábado à noite, sentado em uma cadeira à frente da árvore, um Papai Noel atraía muitas crianças que queriam conversar com ele. Adultos também fizeram questão de tirar foto com o Bom Velhinho.
Neste ano, o presépio feito pelo grupo Arte Pública para o Natal do ano passado voltou à praça, mas agora ganhou uma companhia de peso com a ornamentação e as 178 mil microlâmpadas espalhadas pelo local. Das 20h30min à 1h, em dias em que houver espetáculos programados, e das 20h30min à meia-noite, em dias normais, o público poderá apreciar a decoração iluminada.
Na primeira quadra da Rio Branco, os enfeites também brilharam. Chamaram a atenção, por exemplo, os bonecos de anjos com suas trombetas logo no início da avenida. A Catedral do Mediador já ajuda a emoldurar o cenário com sua iluminação de Natal. Mas não vai demorar para que a Catedral Metropolitana e o prédio da SUCV, ambos já enfeitados, também ganhem luzes, de acordo com a coordenadora da montagem dos enfeites, Marquita Quevedo.
A decoração natalina vai poder ser vista até 30 de janeiro. Para protegê-la, vigilantes ficarão permanentemente na Praça Saldanha Marinho e ainda contarão com os "olhos" de 12 câmeras.
O Natal do Coração 2011, promovido pela prefeitura, foi aberto oficialmente na sexta-feira à noite, quando a iluminação foi acesa, com direito a apresentação de coral, chegada do Papai Noel, fogos de artifício e show com artistas locais.
DIÁRIO DE SANTA MARIA
Harmonização de Espaços:
A casa é um espelho – O que a sua reflete?
Nosso lar pode revelar o melhor e o pior de nós. Neste curso vamos mostrar como melhorar esse reflexo. Venha conferir também:
- O que influencia o reflexo do nosso lar
- Como melhorar o reflexo do nosso lar
- Função prática e psicoemocional de cada cômodo
- Montar lista de checagem semanal
- Utilizar o caderno da casa
- Usar o Mapa da Mina (dos seus sonhos, desejos, projetos, etc.)
Data: 10 Dez 2010 (sábado)
Horário: 09h às 19h
Ministrante: Andrea dos Santos Leandro
www.harmonizacaodeespacos.
Obs.: * Os participantes receberão certificado e apostila.
Informações, inscrições e local do curso:
Kainnon – Cursos e Terapias
RS-509 (Faixa Velha de Camobi), nº 1785
Santa Maria/RS - Fones: (55) 3027. 2505 / 9937. 2766
e-mail: kainnon33@gmail.com
A Prefeitura de Santa Maria informa que os Roteiros Religiosos, promovidos pela Secretaria de Município de Turismo, serão realizados através de agendamento. Turistas e santa-marienses podem entrar em contato com a Secretaria e escolher entre a Catedral Metropolitana e a Basílica da Medianeira para visitar. Quem procurar o serviço utilizará um áudio-fone, onde uma gravação contará parte da história da igreja e discorrerá sobre interpretações das principais obras de arte de seu interior.
I FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
DA BIBLIOTECA MUNICIPAL HENRIQUE BASTIDE
O FESTIVAL DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a arte de contação de histórias. É uma realização da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide em parceria com a Secretaria de Município da Cultura, instituições da Prefeitura Municipal de Santa Maria.Integrando a comemoração do Aniversário da Biblioteca Pública (12/08/1938)
OBJETIVOS: O Festival tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de historias. Destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercambio entre instituições, empresas e entidades que trabalham em prol do livro e da leitura.
Com o festival, oportunizaremos não apenas o registro, mas também a valorização das ações que se realizam nas escolas, bibliotecas e instituições, incentivando a pratica de ouvir e contar histórias, resgatando o momento da contação de historias para conscientizar o cidadão (leitor ou não) que a leitura, além de veículo de (in) formação é uma porta para o bem estar pessoal e para o convívio social.
APRESENTAÇÃO
O Festival de Contadores de Histórias reúne pessoas que se dediquem à arte de contar histórias de forma primordial, tanto para crianças quanto para adultos. Como primordial nos referimos à maneira como os antigos contadores contavam suas histórias: “recheando-a de encenação, que deixava toda a assembléia atenta e sorridente”.
JUSTIFICATIVA
A Literatura Infantil e Juvenil tem recebido grande destaque nos últimos anos no mercado editorial brasileiro. Junto com projetos de incentivo à leitura em escolas públicas e privadas tem gerado uma necessidade de pessoas que trabalhem também a contação de histórias. Geralmente, esses contadores surgem nas escolas: é um professor de Língua Portuguesa, um professor de séries iniciais com formação em Pedagogia, ou a pessoa responsável pela biblioteca da escola, que nem sempre tem a formação ideal em Biblioteconomia. Com tanta oferta altamente qualificada de livros, surgiu a necessidade de os professores buscarem uma capacitação para a arte de contar histórias. O Festival de Contadores de Histórias busca levar ao público em geral difundir essa arte ainda pouco conhecida e de grande importância cultural para nosso país.
OBJETIVOS
Gerais
Promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias, destacando e divulgando talentos, contribuindo para o intercâmbio entre professores, alunos, contadores, e realizadores e para o enriquecimento cultural do nosso país.
Específicos
Incentivar a utilização de métodos primordiais de contar histórias infantis e juvenis;
Apresentar as técnicas dos contadores de histórias a um público composto por leitores em formação e desenvolvimento;
Estimular a prática de leitura através da escolha de uma história editada em livro;
Pela contação de histórias, aumentar a visão de mundo do espectador-leitor;
PERÍODO:
O Festival acontecerá nos dias 10,11( oficinas) e 13,14 de outubro de 2011 o Festival de Histórias infantis, na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide.
Haverá Atividades como: Oficinas, contação de histórias para as crianças; Encontro dos Contadores de historias;presença de autores infantis:exposição e venda de livros da(s) livrarias (s) apoiadoras do evento.
DAS INSCRIÇÕES DOS CONTADORES DE HISTORIAS
As inscrições são gratuitas, estão abertas a qualquer contador da cidade e da região e acontecerão de 12 de setembro a 5 de outubro de 2011.
Os candidatos deverão enviar para a biblioteca a ficha de inscrição com informações sobre o trabalho que desenvolve como contador de historia (podes enviar para o email bpmhbsm@yahhoo.com.br)
As histórias deverão ser infanto-juvenis e ter sido publicadas em livros no Brasil. Para evitar a possibilidade de dois contadores apresentarem o mesmo texto, solicita-se que as histórias sejam apresentadas por ordem de preferência.
Na inscrição devem constar o titulo da historia e nome do autor.
Cada história deverá ser apresentada em um tempo máximo de 20 minutos.
DA SELEÇÃO
Uma comissão avaliará a proposta dos candidatos e os que forem selecionados irão contar apenas uma história infanto-juvenil, totalizando 16 contadores no Festival.
Se a primeira escolha de algum contador for também a primeira escolha de outro, se proporá a apresentação das escolhas seguintes (já mencionadas na inscrição).
A divulgação dos contadores selecionados será feita entre 7 e 8 de outubro e seus nomes e histórias escolhidas constarão no folder com a programação do evento. Os contadores selecionados receberão certificado de participação no Festival, e poderão assistir as apresentações dos colegas.
DAS APRESENTAÇÕES
Serão 4 apresentações pela manhã e mais 4 pela tarde. Cada apresentação deverá ter um tempo máximo de 20 minutos e, ao seu final, serão dados 10 minutos para que a platéia faça perguntas ao contador e este fale sobre seu trabalho e sobre a história que escolheu.
SOBRE O PÚBLICO DO FESTIVAL
O público do Festival será constituído por crianças, estudantes, professores, contadores de historias e outros interessados.
Haverá agendamento para grupos de escolas para assistir a contação de história
Oficinas de Técnica de Contação de História - valor de R$ 30,00 –poderá ser pago na Biblioteca Pública para Associação dos Amigos da Biblioteca. A Oficina será Ministrada pelo Professor e Contador de História – PAULO BOCCA – limite de 30 vagas
Aceitamos doações de livros infantis
DA PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 10 de outubro
Oficinas de técnicas de contação de histórias - 9h às 12h - 14h às 17h na Biblioteca Pública
- Histórico sobre os contadores de histórias e literatura infantil com utilização de data-show.
- Expressividade vocal para contar histórias a partir de leitura de textos e de poemas;
- Expressividade corporal e gestual;
- Utilização de acessórios: maracás, kiriris, pandeiros, e outros.
Dia 11 de outubro
Contação de Histórias com Paulo Bocca – para os participantes das oficinas - 9h às 12h e 14h às 17h ;~;
Dias 13 e 14 de outubro – Festival de Contação de Histórias Infantis – com os contadores inscritos no Festival - 9h às 12h – 14h às 17h agendamento
INFORMAÇÕES
Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide
Av Presidente Vargas 1300 – Santa Maria – RS
CEP:97030511 - Fone:55)32181396 –bpmhbsm@yahoo.com.br
Fonte: recebido por e-mail de Rosangela Rechia diretora da Biblioteca
ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS
I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL
IGNEZ SOFIA VARGAS
PROMOÇÃO:
ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS
PATROCÍNIO:
FUNDAÇÃO ENY – SANTA MARIA
EDITORA DA UFSM
TRANSPORTES SALGADO FILHO LTDA. — S.MARIA
LILICA & TIGOR — CALÇADÃO — SANTA MARIA
LIVRARIA NOBEL – SANTA MARIA
APOIO: SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA CULTURA DE SANTA MARIA
1 – OBJETIVOS:
GERAL
Contribuir para valorizar a arte literária e sua respectiva leitura, incentivando a criação de obras no gênero da Literatura infantil.
ESPECÍFICOS
Revelar novos autores da Cidade Cultura, estimulando sua produção também para a infância. -Promover o enriquecimento do acervo bibliográfico de interesse das crianças.
-Fortalecer o gosto e o conhecimento da Língua Portuguesa, paralelamente ao ato da criação artístico-literária. -Demonstrar importância e a necessidade da leitura para a qualidade, a correção e a inspiração no exercício da escrita.
2 – INSCRIÇÕES:
- Poderão inscrever-se, no I CONCURSO DE LITERATURA INFANTIL IGNEZ SOFIA VARGAS, brasileiros natos ou naturalizados, residentes em Santa Maria, com idade mínima de 18 anos, que não possuam obra publicada infantil de sua exclusiva autoria. Integrantes da ASL e seus parentes em primeiro e segundo graus não poderão participar.
-Os textos a serem inscritos, em forma de prosa ou verso, com extensão mínima de 45 linhas e máxima de 60 linhas, deverão dirigir-se para crianças na faixa dos 6 (seis ) aos 10 (dez) anos.
- Cada participante poderá concorrer com até dois textos.
- O participante deverá encaminhar 5 (cinco) cópias de cada original, obedecendo à seguinte formatação: Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento duplo. As páginas deverão ser numeradas e impressas em papel A4, grampeadas ou encadernadas.
- Os originais deverão ser inéditos, escritos em Língua Portuguesa e não ilustrados. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletânea, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero.
- A identificação dos originais deverá ser feita por meio de pseudônimo, e todas as cópias deverão ser identificadas somente pelo pseudônimo. Paralelamente, em envelope lacrado e identificado externamente com o pseudônimo, o participante deverá apresentar seus dados pessoais (nome completo, endereço, telefone, e-mail, RG, CPF e profissão), com sua assinatura e data.
- As inscrições estarão abertas no período de 19 de setembro a 14 de outubro de 2011, devendo os originais ser entregues ou endereçados à Diretora da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide – Av. Presidente Vargas, 1300; 97015-510 - Santa Maria – RS. Telefone: 3218-1396). Será considerada a data de postagem no Correio até 14/10/11 para o recebimento das inscrições.
3. COMISSÃO JULGADORA
- A Comissão Julgadora, composta por 5 (cinco) membros indicados pela Diretoria da ASL, com aprovação pelas entidades de apoio e patrocínio, será formada por escritores, especialistas na área de Literatura Infantil e representante(s) da ASL e comunidade cultural de Santa Maria. A composição da Comissão será mantida em segredo até a proclamação dos resultados.
4. PREMIAÇÃO
- O participante classificado em 1º LUGAR terá como Prêmio a publicação em livro de seu texto, com a supervisão editorial da ASL, recebendo do total da tiragem de 300 exemplares o percentual de 10%, sendo os demais destinados à doação para escolas, alunos, professores e entidades patrocinadoras.
- Os candidatos classificados em 2º e 3º lugares receberão Menções Honrosas, e todos os inscritos receberão Atestado de Participação e livros publicados pela ASL e seus autores.
- O anúncio dos resultados deverá ocorrer às 18h do dia 28 de outubro de 2011, na Biblioteca Pública Municipal, e o lançamento da publicação vencedora ocorrerá na última semana do mês de novembro, em sessão comemorativa dos 5 (cinco) anos de aniversário da Academia Santa-Mariense de Letras.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
- A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível, e os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
- Havendo classificação e publicação de obra, a Comissão Organizadora decidirá sobre os critérios de editoração e de ilustração.
- Os originais enviados à ASL não serão devolvidos, e seu encaminhamento para a participação no Concurso implica total acordo do(a) candidato(a) com as normas expressas no Regulamento.