15/09/2009 | N° 2292 - Jornal Diário de Santa Maria
ENSINO
Exemplo de que pode dar certo
Colégio da Santa Marta concorreu com 14 escolas. Foi a melhora na administração de recursos e ações
sociais
Entra ano e sai ano, o ensino público amarga críticas impiedosas quanto a sua qualidade. É bem verdade que a falta de investimentos colabora para os olhares duvidosos sobre as escolas estaduais e municipais, mas não pode ser desculpa para as direções não buscarem melhorias. Na Escola Estadual Augusto Ruschi, o cobertor curto das finanças foi um estímulo para os administradores correrem atrás de alternativas para o bom aproveitamento dos recursos. O esforço foi bem recompensado: a escola foi a ven
cedora regional do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2008.
A premiação é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Unesco, da Fundação Roberto Marinho e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A intenção é valorizar ações das direções de escolas públicas focadas no desenvolvimento social da comunidade escolar e na administração de recursos financeiros e de pessoal. Cada Estado tem a sua vencedora.
O diretor da Augusto Ruschi, Danclar Jesus Rossato, credita o sucesso da instituição – que concorreu com mais 14 escolas gaúchas – à busca por parceiros e à participação no projeto Escola Aberta.
A iniciativa consistia em abrir nos finais de sem
ana para atividades com a comunidade. Isso aproximou os pais do ambiente escolar e reforçou o comprometimento dos moradores da Santa Marta com a conservação da escola. Buscando patrocínios, a direção assegurou a publicação de um jornal semestral, e foi até a UFSM pedir a ajuda dos cursinhos gratuitos para dar uma força aos vestibulandos. Educação ambiental e aulas de informática entraram no currículo dos alunos. Todo o trabalho foi guiado por um tema gerador. Em 2008, foi Meio Ambiente, Família e Valores.
– A partir desse tema tínhamos de desenvolver nossas ações. Não ganhamos um centavo a mais para o nosso orçamento – destaca Danclar.
Semana que vem, o diretor vai a Brasília receber orientações de como aplicar os R$ 2 mil que a escola recebeu de prêmio. Em outubro, também como parte da premiação, Danclar vai aos Estados Unidos, com outros premiados, para mostrar o trabalho feito aqui e buscar ideias novas.
– Esse prêmio não leva só o nome da nossa escola para o mundo, leva o nome de Santa Maria. É um orgulho – festeja o diretor.
Orgulho: Danclar e os alunos: criatividade e nem um centavo a mais
MAIS |
Destaque |
Com a premiação regional, a Augusto Ruschi concorrerá na etapa nacional do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2008, que até o final do ano deve definir os vencedores. A campeã, nesse caso, leva R$ 10 mil como prêmio |
O SUCESSO EM NÚMEROS |
Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi |
- Fundada em 4 de novembro de 1986 |
- Oferece séries iniciais, Ensino Fundamental e Médio |
- Funciona manhã, tarde e noite |
- Tem 1,9 mil estudantes, 115 professores e 31 funcionários Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,38,2653151,13127, em 22 Set 09, às 09h27min |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por seu comentário!!!