sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Os clubes dos ferroviários

Jornal Diário de Santa Maria, coluna Memória, de 27 Ago 09

Aprimeira entidade genuinamente fundada por ferroviários, em Santa Maria, foi a Sociedade Recreativa Ferroviária 13 de Maio, inaugurada no dia 13 de maio de 1903, na Rua Silva Jardim. Numa época em que o preconceito racial era muito acentuado, a entidade reunia em seus quadros apenas trabalhadores negros e seus familiares.
No feriado de 15 de novembro de 1914, foi criada a Associação dos Empregados da Viação Férrea, na Rua Dr, Wauthier, na Vila Belga. O clube foi, por muitos anos, um dos mais importantes da cidade, reunindo a “elite ferroviária” em seu quadro de sócios. Mas se a elite
ia para a “A Associação”, como era chamada, os “graxeiros” – os operários das oficinas – iam para a Sociedade Recreativa Ferroviária 21 de Abril, na Rua Anita Garibaldi, no bairro Itararé.
Também são clubes ferroviários o Grêmio Recreativo Ferroviário Riograndense, fundado em 1933, na Vila Schirmer, da Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul, fundada em 1949, na Rua Coronel Valença. Em 1952, surgia o caçula, o Clube do Telegrafista Sul-Riograndense, no bairro Rosário.
Fonte: Fragmentos da História Ferroviária Brasileira, de João Rodolpho Amaral Flôres

Retirado de http://www.clicrbs.com.br/pdf/6898751.pdf, em 04 Set 09, às 12h25min

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Meu pai gostaria de ter uma foto do meu avô, pai dele. Voces podem nos ajudar ???

    ResponderExcluir
  2. Meu email é cursosescolamabbs@gmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!