sábado, 21 de abril de 2012

À espera das obras - Clube dos Ferroviários 21 de Abril

 
21/04/2012 | N° 3121 - Jornal Diário de Santa Maria
 

À espera das obras

Salão de baile, quadra de esportes, cancha de bocha. Uma infraestrutura que nem todos os clubes da cidade ofereciam a seus associados fez a Sociedade Recreativa Ferroviária 21 de Abril um dos mais importantes da sua época. Depois da decadência dos trens, aconteceu algo que, nos anos 60 e 70, poderia parecer impossível: o maior clube do bairro Itararé fechou as portas. Assim, ficou sujeito à ação de vândalos que, ao lado da ação do tempo, têm destruído paredes, janelas, portas e feito com que o local seja visto como fonte de insegurança pelos vizinhos do prédio.

O patrimônio foi doado pelos sócios do 21 de Abril à prefeitura em dezembro de 2009. Na época, o prédio, que estava fechado desde 1995, foi oferecido por seus sócios para que fosse construído um centro de convivência para a comunidade. Passados mais de dois anos, a ferrugem, o mofo e as pichações ainda tomam conta do prédio da Rua Anita Garibaldi.

– Cheguei a morar no prédio, quando o clube já estava fechado. Era tudo muito bonito. A entrada era cheia de espelhos. Um luxo. Hoje, está desse jeito aí – diz a dona de casa Loreci Chaves, 42 anos.

Fundado em 21 de abril de 1927, o clube completaria 85 anos neste sábado. Os antigos bailes eram disputados, principalmente os de Carnaval. Bandas e conjuntos musicais vinham de diferentes cidades. Nos anos 60 e 70, o número de sócios chegou a cerca de 5 mil.

– Conheci a minha falecida esposa no 21 de Abril e fui garçom do clube. Era sempre muito movimentado, principalmente quando vinham as orquestras para os bailes – lembra o aposentado Nalvo Cesar, 70 anos.

A intenção da prefeitura é que seja instalado no local – que este ano chegou a ser emprestado para uma escola de samba – um espaço no qual, além de lazer, a comunidade encontre cursos e oficinas. Os recursos para a reforma serão do Banco Mundial e da prefeitura. Segundo o secretário de Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Carlos Brasil Pippi Brisola, ainda não foi definida como será a administração do local.

– Não podemos divulgar os valores envolvidos para não causar problemas à licitação que vai escolher a empresa que fará a obra. Ela deve ser aberta ainda este mês – afirma o secretário.

Segundo Brisola, a expectativa é que as obras ponham fim à entrada de pessoas não autorizadas no prédio e ao vandalismo.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/dsm/rs/impressa/4,1304,3733673,19447
 

3 comentários:

  1. Oi Sonia!


    É o que esperamos também!!!

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir
  2. Quando era um garoto de 14 anos me lemoro do 21 de abril era um espetáculo logo em seguida nos mudamos para Porto Alegre o meu pai e o meus irmãos eram ferroviários nessa época meu pai era dono do bar da esquina do clube 21 de abril meu pai se chamava Saturnino Gaspar Dias e minha mãe Hayre Schilling Dias ambos falecidos meus irmãos Cleon (28) Odon Marion Nino Ninon e as irmãs Olivan Nilvan Mirian Ire, (Mirian e o Marion) já falecidos hoje olhando pela Internet mando meus parabéns pela reforma ficou uma beleza morro em Porto Alegre sou Saturnino Schilling Dias o (Nino).

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!