quinta-feira, 17 de setembro de 2009

CESMA

Quem somos?

CESMA é o nome fantasia da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda. A CESMA é uma cooperativa que atua na área cultural e que tem por objetivo fundamental a defesa econômica e cultural de seus associados. Foi fundada em 1978, por um grupo de estudantes. Hoje seu quadro social é formado por mais de 36 mil associados que, de forma solidária, colaboram para que possam obter os benefícios através do acesso aos livros, materiais escolares, de desenho, médico-odontológico, locações de vídeos, DVDs e várias outras atividades culturais por ela desenvolvidas. Uma cooperativa é uma sociedade de pessoas que têm como objetivos a defesa econômica, cultural e social de seus associados através da ajuda-mútua. A ajuda-mútua é a ação empregada pelo cooperativismo. Consiste em promover a união de muitos para realizar uma ação de interesse comum que, se tentada isoladamente, teria um alto custo ou estaria fadada ao fracasso. Por sociedade de pessoas, entendemos ser a união de vários indivíduos com objetivos comuns, que se unem mediante um contrato (associação) e um investimento comum de uma parcela de capital (cota-parte), para tornar viáveis os objetivos almejados. Dito de outra maneira, os objetivos da CESMA e, portanto, de seus associados, são de diminuir os custos na aquisição de livros, material escolar, cirúrgico e odontológico, filmes etc., possibilitando uma formação mais qualificada para um melhoramento das condições sociais.

Serviços prestados pela CESMA:

  • Encomendas de livros.
  • Locação de fitas de vídeo.
  • Realização de feiras de livros.
  • Fornecimento de livros, material escolar, cirúrgico, odontológico, veterinário, de desenho técnico, materiais artísticos, de informática e pedagógicos.
  • Manutenção do Cineclube Lanterninha Aurélio – o segundo mais antigo em funcionamento no Estado do RS.
  • Promoção de discussões relacionadas ao cooperativismo e a todos os desdobramentos correspondentes.
  • Promoção de atividades culturais voltadas aos associados e à comunidade de modo geral.
  • Edição de um jornal próprio, o Rascunho. Sua periodicidade é trimestral e tem como característica principal uma linha editorial livre das amarras impostas pelo mercado, prestando-se também como laboratório para os alunos de jornalismo.
  • Material artístico e arquitetura.
  • Cesma Café
  • Exposições de arte.

Filosofia da CESMA VÍDEO LOCADORA:

A CESMA LOCADORA foi montada em meados da década de 80 e tornou-se o complemento das atividades desenvolvidas, até então, no Cineclube Lanterninha Aurélio. Neste sentido, podemos delinear os quesitos estabelecidos para a aquisição de qualquer filme do acervo: o filme necessariamente não pode estar vinculado ao circuito comercial; deve ser observada a produção do diretor, ou seja, a filmatografia e sua respectiva repercussão no meio cinematográfico; a indicação a prêmios e classificação em festivais especializados; pesquisar as críticas de especialistas sobre o filme pretendido; observar a participação de atores importantes no contexto cinematográfico; observar as escolas de maior interesse para o estudo da sétima arte; ouvir os associados e adaptar seus pedidos à proposta. Foi dessa maneira que o acervo de VHS hoje disponível na cooperativa tornou-se único na cidade e região, contando com mais de 1000 filmes disponíveis para locação dos associados. O acervo de DVD está em constante formação seguindo a mesma linha de atuação

Histórico da CESMA:



Em 1978, em pleno regime militar, as liberdades individuais estavam cerceadas e reuniões de caráter amplo eram proibidas, tanto na universidade como na comunidade em geral. Enquanto o milagre econômico permitia uma maior abundância para alguns, não diminuía os custos com a educação, assim como não possibilitava o acesso a outras atividades culturais além daquelas autorizadas pelo regime. Nesse contexto, surgiu a CESMA, fruto das idéias de um grupo de estudantes que não mediu esforços para constituí-la. Coragem e criatividade foram necessárias para driblar os órgãos de censura e realizar a primeira assembléia geral de estudantes no Campus da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, contando com a presença de vários professores simpatizantes. Depois desta, outras vieram, até que no dia 16 de junho de 1978, já com o Estatuto Social elaborado, 212 pessoas, reunidas em Assembléia Geral fundaram oficialmente a CESMA. A cooperativa foi criada com dois objetivos iniciais: a defesa econômica e a defesa cultural de seus associados. Contava, de início, com apenas dois títulos (Manual de Entomologia e o Manual de Fitopatologia), tendo sua sede no Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Rurais - DACCR. Logo, começou a fornecer outros títulos diferentes e assim, gradativamente, foi crescendo. Não havendo funcionários, os componentes do Conselho de Administração e Fiscal eram responsáveis pelo seu funcionamento. Após um ano de fundação, a CESMA conseguiu da Reitoria da UFSM a liberação de uma pequena sala na rua Astrogildo de Azevedo 68, espaço que possibilitou sua solidificação e crescimento no mercado. Hoje, possui sua sede própria, o CENTRO CULTURAL CESMA, situado na rua Professor Braga, 55, centro de Santa Maria, com aproximadamente 2.600 m2 distribuídos em espaço para livros, filmes, papelaria, material escolar, exposições de arte, café, auditório com 200 lugares. Conta com aproximadamente 30 mil títulos e mais de 36 mil cooperados e possibilita o acesso aos livros mais baratos do país (prática única de repasse de pelo menos 20% de desconto sobre o preço de catálogo).

Atuação:

atuação

Por força da Lei Federal (Lei 5.764/71) e por opção intrínseca, uma cooperativa deve atender única e exclusivamente aos seus associados. O fornecimento para terceiros é passível de punição. Portanto, como a associação é individual, o material adquirido na CESMA deve ser exclusivamente para uso pessoal, sendo proibida a aquisição de qualquer tipo de material para uso de terceiros, excetuando as aquisições feitas para os filhos e dependentes, enquanto estiverem cursando o ensino fundamental. Mas a adesão é livre. Isso significa que qualquer pessoa (seja ela estudante ou não) pode associar-se à CESMA para usufruir de seus serviços. Basta querer. Atende também bibliotecas, escolas e outras entidades sem fins lucrativos.

A CESMA e a UFSM:

Embora tenha nascido no seio da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM com o propósito de auxiliar seus estudantes, professores e funcionários, a CESMA não se restringe a isso. Nosso objetivo é a prestação de serviços para quem quiser juntar-se a nós, numa caminhada conjunta em busca de um mundo mais justo. Não havendo vínculos econômicos e muito menos empregatícios entre a CESMA e a UFSM. Há sim, vínculos éticos que se traduzem na ajuda mútua.

Diferenças entre cooperativas & livrarias:

Cooperativas Livrarias
Associação de pessoas Associação de capital
Voto por associado Voto por ações
Objetivo de prestação de serviços Objetivo de lucro do proprietário
Decisão da maioria dos associados Decisões da minoria
Direção do associado Direção do proprietário


Princípios do cooperativismo:

  1. Adesão livre: qualquer pessoa pode se associar ou se desligar da cooperativa quando quiser.
  2. Gestão democrática: cada associado um voto, a cooperativa é administrada pelos próprios associados.
  3. Distribuição das sobras: quando houver, os associados, em Assembléia Geral, decidem o que fazer.
  4. Juros limitados ao capital: a cooperativa não remunera o capital integralizado (cotas-partes) pelos associados.
  5. Neutralidade: religiosa, política, social, sexual e racial.
  6. Educação cooperativa: preparar para o agir cooperativo.
  7. Envolvimento com a comunidade: a cooperativa deve atuar junto à comunidade, favorecendo o seu desenvolvimento.

Como se associar?

1. Providenciar duas fotos 2x2 ou 3x4;
2. Trazer documento de Identidade e CPF ;
3. Informe-se pessoalmente na cooperativa, ou pelo telefone 55 3221 9165 ou 55 3222 8544, sobre os dias e horários das reuniões de associações e o valor total a ser pago;
4. Compareça pessoalmente no dia e horário escolhido para efetivar sua associação;
5. Chegar atrasado implica em ter que escolher outro dia e horário.

Observações:

1. A sua associação será efetivada se forem cumpridos os requisitos acima mencionados.
2. A reunião de associação presta-se para apresentação da cooperativa, seu funcionamento e princípios do cooperativismo. Depois de participar desta reunião a pessoa pode decidir sobre o seu ingresso no quadro social.
3. Estas reuniões são marcadas semanalmente de acordo com o fluxo de trabalho exigido no período.

Quem pode ser associado?

A CESMA está autorizada a atender única e exclusivamente aos seus associados (Lei 5764/71), a associação, portanto, é individual e o material adquirido deve ser para uso pessoal, (excetuando as aquisições para os filhos enquanto eles estiverem cursando o ensino fundamental). Este compromisso ético de cada associado solidifica a função social que a CEMA exerce junto à sociedade.

A cooperativa é uma organização aberta a todos que tenham interesse nos serviços que são oferecidos (não precisa ser estudante para tornar-se associado), atendendo também bibliotecas, escolas e outras entidades sem fins lucrativos.

Quanto custa a associação?

Horários de novas associações e de funcionamento
Horários para quem deseja se associar à CESMA esta semana:

15/09 às 15h

17/09 às 10h

18/09 às 15h

19/09 às 09:30h

O valor total da associação é R$ 82,40 ou 1 entrada de R$ 40,80 e o restante parcelado em até 4x 10,40

Não esqueça de chegar no horário marcado, trazer os originais da carteira de identidade, CPF e duas fotos 3x4 ou 2x2.

Mais informações:

Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda. - CESMA
Rua Professor Braga, 55 - fone/fax: 55 3221 9165
Santa Maria/RS - CEP.: 97015-530
Visite nossa página www.cesma.com.br

Fonte: site da CESMA - www.cesma.com.br em 17 Set 09

2 comentários:

  1. gostaria de saber o valor destes livros:
    - A poesia de Gregório de Matos Guerra.
    - O Uraguai de Basílio da Gama –
    - Marília de Dirceu de Thomás Antônio Gonzaga.
    - Grandes Poemas do Romantismo Brasileiro – Nova Fronteira
    - Memórias de um sargento de milícias de Manuel Antônio de Almeida.
    - O cortiço de Aluísio de Azevedo.
    - Contos de Machado de Assis - Ed. L&PM.

    obrigada
    edinara

    ResponderExcluir
  2. Oi Edinara!

    Você teria que entrar em contato com a própria CESMA. Dados na postagem.
    Eu apenas divulguei informações sobre a mesma no blog de Santa Maria.

    Abraços!

    Andrea

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!!!